Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO KAHOOT COMO METODOLOGIA DE ENSINO E FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      FERRAMENTA INSTIGANTE PARA OS ALUNOS, PERMITINDO UMA MAIOR DIVERSÃO. COM O ADVENTO DA ERA\r\n
      DIGITAL TORNOU-SE MAIOR A ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO, POSSIBILITANDO UMA MUDANÇA NA\r\n
      PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE ESTUDO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FACILITAR O\r\n
      APRENDIZADO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DOS JOGOS VIRTUAIS, ESTIMULANDO A\r\n
      LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DAS QUESTÕES DO JOGO KAHOOT. A\r\n
      MESMA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA\r\n
      LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. UTILIZOU-SE O APLICATIVO KAHOOT PARA A COLETA DE\r\n
      DADOS, ONDE FOI INSERIDO QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS USANDO AS ALTERNATIVAS DE A À D COM\r\n
      TRÊS QUESTÕES ERRADAS E SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O JOGO\r\n
      SE MOSTROU COMO UMA FERRAMENTA FAVORÁVEL PARA SE REFORÇAR OS CONTEÚDOS JÁ VISTOS EM SALA DE\r\n
      AULA PELO PROFESSOR, O QUAL FAVORECE A CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS\r\n
      ANTERIORMENTE. TAMBÉM FACILITA A INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS DISCENTES, UMA VEZ QUE\r\n
      COMPARTILHAM SUAS OPINIÕES ACERCA DE QUAL ALTERNATIVA SERIA A CORRETA PARA O CONTEÚDO\r\n
      ABORDADO. ASSIM, OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O CENÁRIO\r\n
      EDUCACIONAL DA CONTEMPORANEIDADE, PORÉM É NECESSÁRIO QUE AS TECNOLOGIAS SEJAM USADAS DE\r\n
      MANEIRA QUE VENHAM A PROPORCIONAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ROMPENDO COM OS\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS JOGOS VIRTUAIS EDUCACIONAIS SÃO CONSIDERADOS COMO SENDO UMA ESPÉCIE DE FERRAMENTA INSTIGANTE PARA OS ALUNOS, PERMITINDO UMA MAIOR DIVERSÃO. COM O ADVENTO DA ERA DIGITAL TORNOU-SE MAIOR A ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO, POSSIBILITANDO UMA MUDANÇA NA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE ESTUDO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DOS JOGOS VIRTUAIS, ESTIMULANDO A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DAS QUESTÕES DO JOGO KAHOOT. A MESMA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. UTILIZOU-SE O APLICATIVO KAHOOT PARA A COLETA DE DADOS, ONDE FOI INSERIDO QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS USANDO AS ALTERNATIVAS DE A À D COM TRÊS QUESTÕES ERRADAS E SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O JOGO SE MOSTROU COMO UMA FERRAMENTA FAVORÁVEL PARA SE REFORÇAR OS CONTEÚDOS JÁ VISTOS EM SALA DE AULA PELO PROFESSOR, O QUAL FAVORECE A CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE. TAMBÉM FACILITA A INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS DISCENTES, UMA VEZ QUE COMPARTILHAM SUAS OPINIÕES ACERCA DE QUAL ALTERNATIVA SERIA A CORRETA PARA O CONTEÚDO ABORDADO. ASSIM, OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL DA CONTEMPORANEIDADE, PORÉM É NECESSÁRIO QUE AS TECNOLOGIAS SEJAM USADAS DE MANEIRA QUE VENHAM A PROPORCIONAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ROMPENDO COM OS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL.

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