Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE ILUSTRAÇÕES EM TIRINHAS PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA

Palavra-chaves: IMUNOLOGIA, ENSINO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, MICROBIOLOGIA, MICROBIOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO É CRIAR ILUSTRAÇÕES EM TIRINHAS REPRESENTANDO AS CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUAS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES, POSSIBILITANDO-OS RELACIONAR TAIS ILUSTRAÇÕES AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS. DEVIDO AO EXTENSO CONTEÚDO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, É POSSÍVEL QUE PARTE DO APRENDIZADO DOS ALUNOS SEJA COMPROMETIDA, A EXEMPLO DOS CONTEÚDOS DE IMUNOLOGIA. A PARTIR DO ENTENDIMENTO DE QUE A BIOLOGIA É UMA DISCIPLINA PRINCIPALMENTE VISUAL, O PLANEJAMENTO PRÉVIO, O USO DE TECNOLOGIAS E A INTEGRAÇÃO DE TODOS OS MEIOS POSSÍVEIS PARA ALCANÇAR UM MELHOR ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS PELOS ALUNOS, SE FAZEM NECESSÁRIOS. PARA A PRODUÇÃO DAS TIRINHAS UTILIZOU-SE OS PROGRAMAS PHOTOSHOP, KRITA E PAINTTOOL SAI E O CONTEÚDO DE IMUNOLOGIA PRESENTE NO LIVRO “BIOLOGIA 1; UNIVERSIDADE E DIVERSIDADE” DE JOSÉ ARNALDO FAVARETTO. APÓS O FINAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO IRÁ SEGUIR PARA CONSTATAÇÃO DA ACEITABILIDADE DO MATERIAL PRODUZIDO. PARA ISSO IRÁ SER APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS SOBRE AS FUNÇÕES DAS CÉLULAS DE DEFESA, ATIVIDADE QUE PARA MUITOS SERIA BASICAMENTE UM EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. A TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONSTITUÍDA PELA HISTÓRIA EM TIRINHAS ESTÁ SENDO PRODUZIDA EM FORMATO DIGITAL, PARA SER UTILIZADA COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DE IMUNOLOGIA, PODENDO SER APLICADA TANTO NO ENSINO BÁSICO QUANTO NO ENSINO SUPERIOR, UTILIZANDO LINGUAGEM ACESSÍVEL E VISUAL ATRATIVO PARA MELHOR INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O MATERIAL PRODUZIDO E OS CONTEÚDOS ABORDADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.