AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. Universidade e escola: em busca de um diálogo. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62887>. Acesso em: 23/12/2024 04:23
A SOCIALIZAÇÃO DO SABER É UMA TEMÁTICA CONTEMPORÂNEA PRESENTE NO DEBATE ACADÊMICO EM ÂMBITO LOCAL, NACIONAL E INTERNACIONAL. OS ACHADOS DO CAMPO CIENTÍFICO SÃO SUBSÍDIOS INCOMENSURÁVEIS PARA SUBSIDIAR A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E, POR CONSEGUINTE A MELHORAR O PADRÃO DE QUALIDADE DO ENSINO. CIENTE DE TAL REALIDADE ESTE TRABALHO TRAZ PARA O ÂMBITO ACADÊMICO A DISCUSSÃO ACERCA DA NECESSIDADE DE QUE SEJA INTENSIFICADA A INTERLOCUÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. METODOLOGIA: FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO COM APORTE TEÓRICO NOS SEGUINTES AUTORES: SOUSA (2008), MARCONDES (2006), CARVALHO (2004), GARCIA (2001), LOIOLA (1991), ENTRE OUTROS. TAMBÉM FOI REALIZADA A CONSULTA E ANÁLISE DOS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECLARAÇÃO DE BERLIM SOBRE ACESSO LIVRE AO CONHECIMENTO NAS CIÊNCIAS E HUMANIDADES; DECLARAÇÃO DE SALVADOR SOBRE ACESSO ABERTO: A PERSPECTIVA DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. QUANTO AOS RESULTADOS, NO CAMPO EDUCACIONAL É POSSÍVEL AFIRMAR QUE POR MEIO DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PODEM TER ACESSO AOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E MELHORAR DE MODO SUBSTANCIAL SUA FORMAÇÃO DOCENTE. ASSIM, AS PRÁTICAS EDUCATIVAS TÊM MAIORES POSSIBILIDADES DE SEREM APRIMORADAS À LUZ DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.