RESUMO
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR O PERCURSO E ALGUMAS REPERCUSSÕES DO CURSO DE EXTENSÃO OFERTADO PELA FACULDADE DE EDUCAÇÃO -UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFA. DRA. MARIA JOSÉ BARBOSA, INTITULADO “DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO”, COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA, LOTADOS EM SUA MAIORIA EM ESCOLAS PÚBLICAS, E GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA COLETA DE DADOS SE DEU A PARTIR DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NOS ENCONTROS QUINZENAIS, ONDE FORAM REALIZADOS DEBATES, SEMINÁRIOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. CONSTATAMOS A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E A REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS QUE DESENVOLVEM. PARA QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS À ALFABETIZAÇÃO TENHAM UM MAIOR ÊXITO, DEVEM SER REFLETIDAS E INTENCIONALIZADAS. O CURSO PROPORCIONOU DIVERSAS VIVÊNCIAS PAUTADAS NOS PRESSUSPOSTOS DE AUTORES COMO CECÍLIA GOULART (2015), EMÍLIA FERREIRO (1996), MAGDA SOARES (2018), DENTRE OUTROS, SENDO FUNDAMENTAIS PARA OS ESTUDOS, AS DISCUSSÕES E OS ENCAMINHAMENTOS NO ÂMBITO ESCOLAR NAS SALAS DE AULA DAS EDUCADORAS.
PALAVRAS-CHAVE: ALFABETIZAÇÃO; FORMAÇÃO CONTINUADA; LETRAMENTO; REFLEXÃO.