AS CRIANÇAS, DESDE O NASCIMENTO, ESTÃO IMERSAS EM UM UNIVERSO DO QUAL OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS SÃO PARTE INTEGRANTE DESSE MEIO, POIS AS MESMAS PARTICIPAM DE UMA SÉRIE DE SITUAÇÕES ENVOLVENDO NÚMEROS, RELAÇÕES ENTRE QUANTIDADES E NOÇÕES SOBRE ESPAÇO. UTILIZANDO RECURSOS PRÓPRIOS E POUCO CONVENCIONAIS, ELAS RECORREM À CONTAGEM E OPERAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS COTIDIANOS, COMO CONFERIR FIGURINHAS, MARCAR E CONTROLAR OS PONTOS DE UM JOGO, REPARTIR AS BALAS ENTRE OS AMIGOS, MOSTRAR COM OS DEDOS A IDADE, MANIPULAR O DINHEIRO E, ATRAVÉS DISSO, ESSA VIVÊNCIA INICIAL FAVORECE A ELABORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. DIANTE DESSE FATO, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, COM INTUITO DE PROPORCIONAR UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO ESTUDADO EM TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E, PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO, DE CUNHO QUALITATIVO. O REFERENCIAL TEÓRICO CONTEMPLA DISCUSSÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS COMO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E FORMAS GEOMÉTRICAS, ALÉM DO USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS E MANIPULATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A UTILIZAÇÃO DESSAS PRÁTICAS POTENCIALIZOU O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS EM TERMOS DE CONTEÚDO, INFLUENCIOU NA MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO E, PROPORCIONOU A COMPREENSÃO DOS TEMAS MINISTRADOS. ASSIM, ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO POSSIBILITE A REFLEXÃO SOBRE O USO DE NOVAS PRÁTICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA.