Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO EM AULAS DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARACURU, CEARÁ.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA, RECURSO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59545
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3983
    "inscrito_id" => 5048
    "titulo" => "COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO EM AULAS DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARACURU, CEARÁ."
    "resumo" => "A COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA É UM RECURSO DIDÁTICO FEITO COM O INTUITO DE AUXILIAR O PROFESSOR E OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO. ESSE TRABALHO BUSCOU ENTENDER A EFICIÊNCIA DESSE RECURSO, MINISTRANDO AULAS DE INVERTEBRADOS PARA QUATRO TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARACURU, CEARÁ. FORAM REALIZADAS DUAS APLICAÇÕES: NA PRIMEIRA APLICAÇÃO AS TURMAS FORAM DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS, UM GRUPO SEM EXEMPLARES (SE), ONDE FOI MINISTRADA A AULA SEM O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA, E UM OUTRO GRUPO COM EXEMPLARES (CE), ONDE FOI UTILIZADO O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA, E NA SEGUNDA APLICAÇÃO TODAS AS QUARTO TURMAS FORAM EXPOSTAS A AULA UTILIZANDO O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA. AO FINAL DAS AULAS AMBOS OS GRUPOS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO SOBRE A OPINIÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA A AULA. MOSTROU-SE A DINÂMICA E INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS COM EXEMPLARES MAIS EFICIENTES DAS QUE NÃO UTILIZARAM OS EXEMPLARES, OS EXEMPLARES DESPERTARAM CURIOSIDADE NOS ALUNOS E ELES GOSTARIAM DE POSSUIR MAIS AULAS UTILIZANDO OS EXEMPLARES. APÓS A COMPARAÇÃO DOS DADOS ENCONTRADOS CONCLUÍMOS QUE A COLEÇÃO É EFICIENTE PARA APERFEIÇOAR O INTERESSE DOS ALUNOS E MELHORAR A DINÂMICA DA AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5048_25092019205652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ OSMAR DE LIMA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ OSMAR"
    "autor_email" => "luizolimaf@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS PARACURU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59545
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3983
    "inscrito_id" => 5048
    "titulo" => "COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO EM AULAS DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARACURU, CEARÁ."
    "resumo" => "A COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA É UM RECURSO DIDÁTICO FEITO COM O INTUITO DE AUXILIAR O PROFESSOR E OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO. ESSE TRABALHO BUSCOU ENTENDER A EFICIÊNCIA DESSE RECURSO, MINISTRANDO AULAS DE INVERTEBRADOS PARA QUATRO TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARACURU, CEARÁ. FORAM REALIZADAS DUAS APLICAÇÕES: NA PRIMEIRA APLICAÇÃO AS TURMAS FORAM DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS, UM GRUPO SEM EXEMPLARES (SE), ONDE FOI MINISTRADA A AULA SEM O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA, E UM OUTRO GRUPO COM EXEMPLARES (CE), ONDE FOI UTILIZADO O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA, E NA SEGUNDA APLICAÇÃO TODAS AS QUARTO TURMAS FORAM EXPOSTAS A AULA UTILIZANDO O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA. AO FINAL DAS AULAS AMBOS OS GRUPOS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO SOBRE A OPINIÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA A AULA. MOSTROU-SE A DINÂMICA E INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS COM EXEMPLARES MAIS EFICIENTES DAS QUE NÃO UTILIZARAM OS EXEMPLARES, OS EXEMPLARES DESPERTARAM CURIOSIDADE NOS ALUNOS E ELES GOSTARIAM DE POSSUIR MAIS AULAS UTILIZANDO OS EXEMPLARES. APÓS A COMPARAÇÃO DOS DADOS ENCONTRADOS CONCLUÍMOS QUE A COLEÇÃO É EFICIENTE PARA APERFEIÇOAR O INTERESSE DOS ALUNOS E MELHORAR A DINÂMICA DA AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5048_25092019205652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ OSMAR DE LIMA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ OSMAR"
    "autor_email" => "luizolimaf@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS PARACURU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA É UM RECURSO DIDÁTICO FEITO COM O INTUITO DE AUXILIAR O PROFESSOR E OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO. ESSE TRABALHO BUSCOU ENTENDER A EFICIÊNCIA DESSE RECURSO, MINISTRANDO AULAS DE INVERTEBRADOS PARA QUATRO TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARACURU, CEARÁ. FORAM REALIZADAS DUAS APLICAÇÕES: NA PRIMEIRA APLICAÇÃO AS TURMAS FORAM DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS, UM GRUPO SEM EXEMPLARES (SE), ONDE FOI MINISTRADA A AULA SEM O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA, E UM OUTRO GRUPO COM EXEMPLARES (CE), ONDE FOI UTILIZADO O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA, E NA SEGUNDA APLICAÇÃO TODAS AS QUARTO TURMAS FORAM EXPOSTAS A AULA UTILIZANDO O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA. AO FINAL DAS AULAS AMBOS OS GRUPOS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO SOBRE A OPINIÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA A AULA. MOSTROU-SE A DINÂMICA E INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS COM EXEMPLARES MAIS EFICIENTES DAS QUE NÃO UTILIZARAM OS EXEMPLARES, OS EXEMPLARES DESPERTARAM CURIOSIDADE NOS ALUNOS E ELES GOSTARIAM DE POSSUIR MAIS AULAS UTILIZANDO OS EXEMPLARES. APÓS A COMPARAÇÃO DOS DADOS ENCONTRADOS CONCLUÍMOS QUE A COLEÇÃO É EFICIENTE PARA APERFEIÇOAR O INTERESSE DOS ALUNOS E MELHORAR A DINÂMICA DA AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.