A COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA É UM RECURSO DIDÁTICO FEITO COM O INTUITO DE AUXILIAR O PROFESSOR E OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO. ESSE TRABALHO BUSCOU ENTENDER A EFICIÊNCIA DESSE RECURSO, MINISTRANDO AULAS DE INVERTEBRADOS PARA QUATRO TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARACURU, CEARÁ. FORAM REALIZADAS DUAS APLICAÇÕES: NA PRIMEIRA APLICAÇÃO AS TURMAS FORAM DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS, UM GRUPO SEM EXEMPLARES (SE), ONDE FOI MINISTRADA A AULA SEM O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA, E UM OUTRO GRUPO COM EXEMPLARES (CE), ONDE FOI UTILIZADO O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA, E NA SEGUNDA APLICAÇÃO TODAS AS QUARTO TURMAS FORAM EXPOSTAS A AULA UTILIZANDO O RECURSO DA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA. AO FINAL DAS AULAS AMBOS OS GRUPOS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO SOBRE A OPINIÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA A AULA. MOSTROU-SE A DINÂMICA E INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS COM EXEMPLARES MAIS EFICIENTES DAS QUE NÃO UTILIZARAM OS EXEMPLARES, OS EXEMPLARES DESPERTARAM CURIOSIDADE NOS ALUNOS E ELES GOSTARIAM DE POSSUIR MAIS AULAS UTILIZANDO OS EXEMPLARES. APÓS A COMPARAÇÃO DOS DADOS ENCONTRADOS CONCLUÍMOS QUE A COLEÇÃO É EFICIENTE PARA APERFEIÇOAR O INTERESSE DOS ALUNOS E MELHORAR A DINÂMICA DA AULA.