AS AULAS DE BIOLOGIA QUANDO REALIZADAS NO LABORATÓRIO COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, SÃO MECANISMOS FUNDAMENTAIS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE QUANDO JÁ SE TEM UM CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM SALA DE AULA MEDIANTE DAS AULAS TEÓRICAS. DENTRO DESSA EXPECTATIVA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR A ATIVIDADE DE MONITORIA REALIZADA PELOS ALUNOS DO 3º ANO COM OS ALUNOS DO 1º ANO REALIZADA NO LEC – LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, NA CONSTRUÇÃO DE UM ELO FORTE ENTRE ENSINAR E APRENDER, POR MEIO DE BASES SEGUINDO O PRINCÍPIO CIENTÍFICO EM BUSCA DE FORTALECER E CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES ENVOLVIDOS. INCENTIVANDO A PRÁTICA JUNTO A TEORIA, DIANTE DE ATIVIDADES QUE CORROBORAM COM A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS E COMPROVAÇÃO DE FATOS, ESTAS QUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. QUANDO HÁ A INTERAÇÃO COM FONTES DE CONHECIMENTO AS INFORMAÇÕES TORNAM-SE MOTIVADORAS DESDE QUE HAJA A COOPERAÇÃO