PEREIRA, Antonio Givanildo Da Silva. Uma estratégia para superar dois temores. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62853>. Acesso em: 22/11/2024 04:02
O TRABALHO É CIRCUNSCRITO NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO GETÚLIO VARGAS, PERMEIA A ÁREA DE LINGUAGENS E ARTES CÊNICAS. AS AÇÕES TÊM FOCO DUALÍSTICO QUE VISAM DESENVOLVER HABILIDADES DISSERTATIVAS ALIADAS ÀS CARACTERÍSTICAS DA ORATÓRIA. O PLANO SURGIU DA NECESSIDADE DE EXIBIR BOA COMUNICABILIDADE ORAL E ESCRITA E, SOBRETUDO, MIROU NA FORMAÇÃO DE BONS ORADORES PARA O ENSINO SUPERIOR. A ESTRATÉGIA RESTRINGE-SE AOS ALUNOS DOS TERCEIROS ANOS, FOCANDO NAS HABILIDADES DE REDIGIR E DA ORATÓRIA A PARTIR DA ESTRUTURAÇÃO E EXECUÇÃO DE REDAÇÃO FALADA. PARA A FUNDAMENTAÇÃO, OS PARTICIPANTES EMBASARAM-SE VIA EAD COM UM CURSO BÁSICO DE REDAÇÃO. NO ANDAMENTO ESTRUTURARAM-SE EQUIPES COM O FORMATO: UM APRESENTADOR, DOIS DEFENSORES E UM ANALISTA. INSERIDOS NA APRESENTAÇÃO ESTÃO: TÍTULO CRIATIVO, TESE CLARA, EMBASAMENTO E OBJETIVIDADE NA DEFESA DO PONTO DE VISTA, ALÉM DE INTERVENÇÃO APROPRIADA E EXEQUÍVEL AO PROBLEMA. O TEMA É ENCENADO COM 'TEMPEROS' DA RETÓRICA QUE ENVOLVE: SEGURANÇA, POSTURA, ÊNFASE E CONTATO VISUAL. AS TAREFAS POSSIBILITAM AOS ESTUDANTES EXERCITAREM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA, AJUDANDO-OS A CONFIAREM UNS NOS OUTROS PARA ATINGIREM O OBJETIVO DEFINIDO, ALÉM DE EMANCIPA-LOS DE MERO ESPECTADOR A CRÍTICO DA REALIDADE SOCIAL. ESSA AUTONOMIA PROPORCIONOU A SUPERAÇÃO DO MEDO DE FALAR EM PÚBLICO E TROUXE PROVEITOS RELATIVOS À HABILIDADE DE DISSERTAR, À SOCIABILIDADE E À CIDADANIA. OS GANHOS DO TRABALHO PASSAM PELA SUPERAÇÃO DE DOIS TEMORES: O DA PRODUÇÃO TEXTUAL COM PROPRIEDADE PARA O ENEM E O DE FALAR EM PÚBLICO COM SEGURANÇA, UM “GARGALO” PRESENTE NOS ESTUDANTES RECÉM-INICIADOS NO ENSINO SUPERIOR.