Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAIS DO MESMO: OS LUGARES DAS SEXUALIDADES NA ESCOLA, UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE.

Palavra-chaves: JUVENTUDES, ESCOLA, SEXUALIDADES Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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      ESPAÇOS. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA PARTE DA NECESSIDADE DE IDENTIFICAR QUAIS OS LUGARES QUE AS\r\n
      VIVÊNCIAS DAS SEXUALIDADES TÊM OCUPADO DENTRO DA ESCOLA E O QUE ISSO TEM CAUSADO NOS SUJEITOS QUE AS\r\n
      VIVENCIAM E NAQUELAS/ES QUE AS PERCEBEM. A INSPIRAÇÃO ETNOGRÁFICA SE FEZ EFICAZ NESSA BUSCA, POIS\r\n
      MUITO CONTRIBUIU COM A APROXIMAÇÃO COM OS SUJEITOS, O CONTEXTO, A IDENTIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DOS\r\n
      SIGNIFICADOS QUE EMERGIRAM DURANTE A PERMANÊNCIA EM CAMPO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA\r\n
      INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. TEVE COMO PRESSUPOSTO A\r\n
      COMPREENSÃO DE QUE A ESCOLA TEM SILENCIADO E NEGADO A DISCUSSÃO ACERCA DAS SEXUALIDADES AO LONGO DE\r\n
      SUA EXISTÊNCIA. A FALTA DE CONHECIMENTO, ESCLARECIMENTO E COMPREENSÃO SOBRE O TEMA É UMA DAS\r\n
      CONSEQUÊNCIAS DESSA POSTURA E ISSO FICA CLARO NAS REFLEXÕES AQUI REALIZADAS, A PARTIR DA REALIDADE\r\n
      OBSERVADA, DOS RELATOS DOS SUJEITOS E DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E POLÍTICO EM QUE VIVEMOS. PODE-SE\r\n
      PERCEBER QUE A ESCOLA NÃO RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DAS SEXUALIDADES, MAS QUE ELAS ESTÃO\r\n
      EM SEU CONTEXTO E QUE HÁ CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS EM SEU “OCULTAMENTO” POR PARTE DA INSTITUIÇÃO. COM OU\r\n
      SEM A IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA ESCOLA, ESTUDANTES VIVENCIAM SUAS SEXUALIDADES DENTRO DELA, E\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS SEXUALIDADES FAZEM PARTE DO QUE SOMOS E É IMPOSSÍVEL NOS DESPIRMOS DELAS. SENDO ASSIM, ESTÃO PRESENTES NOS LUGARES ONDE NOS ENCONTRAMOS E SOCIALIZAMOS. A ESCOLA APARECE COMO UM DESSES ESPAÇOS. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA PARTE DA NECESSIDADE DE IDENTIFICAR QUAIS OS LUGARES QUE AS VIVÊNCIAS DAS SEXUALIDADES TÊM OCUPADO DENTRO DA ESCOLA E O QUE ISSO TEM CAUSADO NOS SUJEITOS QUE AS VIVENCIAM E NAQUELAS/ES QUE AS PERCEBEM. A INSPIRAÇÃO ETNOGRÁFICA SE FEZ EFICAZ NESSA BUSCA, POIS MUITO CONTRIBUIU COM A APROXIMAÇÃO COM OS SUJEITOS, O CONTEXTO, A IDENTIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS QUE EMERGIRAM DURANTE A PERMANÊNCIA EM CAMPO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. TEVE COMO PRESSUPOSTO A COMPREENSÃO DE QUE A ESCOLA TEM SILENCIADO E NEGADO A DISCUSSÃO ACERCA DAS SEXUALIDADES AO LONGO DE SUA EXISTÊNCIA. A FALTA DE CONHECIMENTO, ESCLARECIMENTO E COMPREENSÃO SOBRE O TEMA É UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DESSA POSTURA E ISSO FICA CLARO NAS REFLEXÕES AQUI REALIZADAS, A PARTIR DA REALIDADE OBSERVADA, DOS RELATOS DOS SUJEITOS E DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E POLÍTICO EM QUE VIVEMOS. PODE-SE PERCEBER QUE A ESCOLA NÃO RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DAS SEXUALIDADES, MAS QUE ELAS ESTÃO EM SEU CONTEXTO E QUE HÁ CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS EM SEU “OCULTAMENTO” POR PARTE DA INSTITUIÇÃO. COM OU SEM A IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA ESCOLA, ESTUDANTES VIVENCIAM SUAS SEXUALIDADES DENTRO DELA, E ESSA PRÁTICA POR SI SÓ JÁ IMPELE A NECESSIDADE URGENTE DE SE PRIORIZAR O DEBATE DENTRO DA ESCOLA.

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