O PRESSENTE ESTUDO TRATA SOBRE AS DISCUSSÕES DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSIVE DESTE A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), A PARTIR DAS DISCUSSÕES EM ANDAMENTO DA CONCLUSÃO DA DISSERTAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURRÍCULO E GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA, TENDO COMO TÍTULO “ AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS NA ILHA E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BERÇÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL COTIJUBA”. DESTA FORMA, O CURRÍCULO NÃO PODE SER ENTENDIDO COMO UM PLANO INDIVIDUAL PREDETERMINADO. É UM PROJETO COLETIVO, UMA OBRA ABERTA, CRIATIVA E APROPRIADA PARA O “AQUI-E-AGORA” DE CADA SITUAÇÃO EDUCATIVA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DEBATES AQUI LEVANTADOS NOS UTILIZAMOS ÀS PROPOSIÇÕES DE AUTORES COMO: SACRISTÁN (2000), OLIVEIRA (2010), BARBOSA E RITCHER (2015) E FOCHI (2015), ALÉM TAMBÉM DOS DOCUMENTOS LEGAIS VIGENTES SOBRE A GARANTIA DE UM CURRÍCULO DE FATO PARA A INFÂNCIA, INCLUSIVE EM SUAS SINGULARIDADES E NECESSIDADES, CONTUDO ESTÃO IMBRICADOS E SE RELACIONA QUANDO O ASSUNTO É EDUCAÇÃO INFANTIL. FORAM LEVANTADAS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS EM PERIÓDICOS ACADÊMICO E LITERATURAS QUE TRATAVAM DA TEMÁTICA CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SEJA NA BIBLIOTECA FÍSICA DA PRÓPRIA UNIVERSIDADE, SEJA EM SITES QUE TRATASSEM DO TEMA EM QUESTÃO. ESSA DISCUSSÃO SE DEU A PARTIR DE UMA ABORDAGEM NARRATIVA, CLANDININ E CONNELLY (2011) AFIRMAM QUE A PESQUISA NARRATIVA TEM SEMPRE OBJETIVO E FOCO, EMBORA ESTES POSSAM MUDAR DURANTE O TRABALHO, POIS OS PARTICIPANTES PODEM CONTRIBUIR PARA APONTAR NOVOS CAMINHOS.