SILVA, Patrick Fideles Da et al.. Relato de experiência: ginástica na escola. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62480>. Acesso em: 23/12/2024 05:57
A INTENÇÃO DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA SOBRE A VIVENCIADA DA UNIDADE TEMÁTICA GINASTICAS, DESENVOLVIDA, COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, PELOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA A SERVIÇO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DURANTE O 3° BIMESTRE DO ANO DE 2019. TODAS AS VIVÊNCIAS EXPERIMENTADAS COM AS PRÁTICAS DAS GINÁSTICAS TRABALHADAS NA ESCOLA, TIVERAM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR DIRETAMENTE PARA A FORMAÇÃO DE UM MELHOR ESQUEMA MOTOR, DESENVOLVENDO E APRIMORANDO OS ELEMENTOS PSICOMOTORES, COMO COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO, LATERALIDADE, ALÉM DE UM PENSAMENTO CRÍTICO DO MUNDO, DA SOCIEDADE E DE SUAS RELAÇÕES. O CONTEXTO HISTÓRICO DOS DIFERENTES TIPOS DE GINÁSTICA, FOI DESENVOLVIDO DURANTE SEIS AULAS COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS CADA, CONTEÚDO FOI TRABALHADO UTILIZANDO VÍDEOS, IMAGENS, MÚSICAS, VESTIMENTAS, POSIÇÕES, MOVIMENTOS E EQUIPAMENTOS DAS GINASTICAS. AO CONCLUIR AS AULAS FOI FORMADO UM FESTIVAL DE GINASTICAS ONDE ALUNOS MONTARA UMA APRESENTAÇÃO CONTENDO OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS E POSIÇÕES DO CONTEÚDO. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE TUDO QUE FOI TRABALHADO COM A UNIDADE TEMÁTICA COLABOROU PARA MAIS UMA OPORTUNIDADE DE AVALIAÇÃO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, VISTO QUE, TODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS AULAS SOBRE O ASSUNTO POSSIBILITOU TRABALHAR VÁRIAS COMPETÊNCIAS, DENTRE ELAS, COORDENAÇÃO, COOPERAÇÃO, CRIATIVIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL, PROTAGONISMO, RESPEITO. OU SEJA, ESSA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA ESCOLA VEM ENGLOBAR ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E SOCIAIS DAS CRIANÇAS, QUE OCASIONA EM UM MÉTODO AVALIATIVO CONTÍNUO E MAIS AMPLO.