A PRESENTE PESQUISA BUSCA FAZER UMA ANALISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E GESTORES SOBRE A AUTOMUTILAÇÃO E TENTATIVAS DE SUICÍDIO VIVENCIADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE SUA PERMANÊNCIA NA ESCOLA, DISCUTINDO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE PODEM ESTAR ENVOLVIDOS NO FENÔMENO DA AUTOMUTILAÇÃO E TENTATIVAS DE SUICÍDIO ENTRE JOVENS. É IMPORTANTE COMPREENDER COMO SE DÁ A VIVÊNCIA DOS ALUNOS DENTRO DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS, TENDO EM VISTA QUE OS MESMOS ESTÃO SE PREPARANDO PARA O MUNDO DO TRABALHO E QUE MUITOS JÁ INGRESSAM NA ESCOLA COM A VISÃO DE QUE SAIRÃO DE LÁ EMPREGADOS OU PELO MENOS FORMADOS, MESMO QUE TECNICAMENTE, EM UMA ÁREA ESPECIFICA. QUESTÕES COMO A ESCOLHA DA PROFISSÃO E A DECISÃO PRECOCE SOBRE COMO SERÁ SEU FUTURO PODE VERBERAR NA VIDA DO ADOLESCENTE COMO ALGO IMEDIATO, FAZENDO COM QUE SE ESSE IMEDIATISMO NÃO ACONTECER O MESMO SINTA-SE FRUSTRADO EM RELAÇÕES AS SUAS ESCOLHAS. O CARÁTER EXPLORATÓRIO E COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO BUSCAR UMA MAIOR FAMILIARIDADE COM O TEMA EM ESTUDO, TORNANDO-O MAIS EXPLÍCITO E APRIMORANDO AS IDEIAS E DESCOBERTAS. A PESQUISA SERÁ REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RITA MATOS LUNA, NA CIDADE DE JUCÁS, NA REGIÃO CENTRO-SUL DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ