O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DE PROJETO DIDÁTICO NA ÁREA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS, E BASEIA-SE EM UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA PROMOVIDA PELO PROFESSOR DE FÍSICA DOS 1ºS E 2ºS ANOS DO ENSINO MÉDIO, JOÃO NEVES, ATUANTE DO COLÉGIO EQUIPE, EM RECIFE, PERNAMBUCO. O PROJETO EM QUESTÃO RESULTOU NA ELABORAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO, PRODUZIDO E UTILIZADO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES E JOGOS QUE NÃO NECESSITASSEM DE UM CONHECIMENTO PREEXISTENTE DO JOGADOR, MAS CONSTRUÍDO A PARTIR DE SUA PARTICIPAÇÃO. O REFERIDO JOGO FOI ELABORADO COM INSPIRAÇÃO NO FAMOSO JOGO DE TABULEIRO “SCOTLAND YARD”, QUE SIMULA INVESTIGAÇÕES, EM QUE OS JOGADORES, EXERCENDO O PAPEL DE UM DETETIVE, TENTAM DESCOBRIR O QUE SE PEDE EM CADA CASO, COLETANDO AS PISTAS. ALÉM DO EXERCÍCIO DE DESENVOLVIMENTO DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO, FOI POSSÍVEL PERCEBER O POTENCIAL DO JOGO COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE DIFERENTES RAMOS DA ASTRONOMIA, BEM COMO A POSSIBILIDADE DE SEU USO PARA FINS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, AMPLIANDO O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.