ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE DESCREVER UM PROJETO DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) A PARTIR DA COLETÂNEA DE CONTOS “LAÇOS DE FAMÍLIA” (1960), DE CLARICE LISPECTOR, COM DESTAQUE PARA AS TEMÁTICAS ADJACENTES AO COTIDIANO FAMILIAR. NOSSO TRABALHO, COM A METODOLOGIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, TEM A INTENÇÃO DE PROMOVER O INGRESSO DESSE PÚBLICO-ALVO A UMA CULTURA LETRADA LITERARIAMENTE. ALÉM DISSO, PROMOVEREMOS O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORAIS/ESCRITAS – POR MEIO DO ESTUDO DO GÊNERO CONTO E PELA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES COM A TEMÁTICA ABORDADA. NOSSA BASE METODOLÓGICA SE ENCONTRA FUNDADA NO MODELO DE SEQUÊNCIA BÁSICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO DE COSSON (2016), POR MEIO DO QUAL ELABORAMOS ETAPAS DE LEITURA E ANÁLISE DA TEMÁTICA NOS CONTOS. AO TRAZER PARA A SALA DE EJA A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO ALIADO A TEMAS ADJACENTES AO COTIDIANO FAMILIAR, VISTO QUE OS ESTUDANTES DESSA MODALIDADE DE ENSINO ESTÃO INTRINCADOS NESSA REALIDADE DE UMA FORMA OU DE OUTRA, É FORMA DE PROPORCIONAR UMA INTERAÇÃO MELHOR DESSE PÚBLICO COM O OBJETO DE ESTUDO, DE FORMA A FAVORECER O LETRAMENTO. DESSE MODO, POR MEIO DA LEITURA LITERÁRIA, PODEM-SE GARANTIR CHANCES DE UMA INTERAÇÃO PLENA DESSES SUJEITOS COM O MUNDO QUE OS RODEIA.