Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APROPRIAÇÃO E USO DOS RESULTADOS DO SPAECE: O CASO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ANTONIO SABINO GUERRA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO EXTERNA, USO DOS DADOS, SPAECE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PESQUISA QUE DEU ORIGEM A ESSE ARTIGO, QUE FOI ELABORADO A PARTIR DA DISSERTAÇÃO DEFENDIDA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, BUSCOU COMPREENDER OS POSSÍVEIS USOS PEDAGÓGICOS DOS RESULTADOS DO SPAECE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ANTONIO SABINO GUERRA. PARTIU-SE DA NECESSIDADE DE SE BUSCAR MEIOS QUE FAVOREÇAM A APROPRIAÇÃO DESSAS INFORMAÇÕES DE MODO QUE POSSAM SER UTILIZADAS, DE MANEIRA ADEQUADA, COMO SUBSÍDIO PARA O PREPARO DAS AULAS, PROMOVENDO UMA ESCOLA QUE POSSA SER JUSTA E CONDUZA, COM EQUIDADE, O ACESSO AO CONHECIMENTO. É, PORTANTO, UMA PESQUISA QUE TEM COMO FOCO A GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA, VOLTADA PARA A REESTRUTURAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE IGUALDADE, COM BASE EM EVIDÊNCIAS PRODUZIDAS PELO SPAECE. DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS. A PARTIR DESSES INSTRUMENTOS, PERCEBEU-SE QUE OS DOCENTES TÊM UMA PERCEPÇÃO POUCO REALISTA DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES, DIFICULTANDO A TRANSFORMAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS EFICAZES. POR OUTRO LADO, OS COORDENADORES PERCEBEM O SPAECE COMO UM IMPORTANTE SUBSÍDIO PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES, NO ENTANTO, PRECISAM SER MAIS PROPOSITIVOS, CONTRIBUINDO, ASSIM, COM O TRABALHO DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.