O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ESTABELECER O PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO FUTURO À LUZ DAS ATRIBUIÇÕES PROPOSTAS POR PEDRO DEMO, ALÉM DE ANALISAR AS IDEIAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, SABER E PRÁTICA DOCENTE ACERCA DE PENSAMENTOS DE ALGUNS ESTUDIOSOS, COMO: SETZER, PERRENOUD, TARDIF E PIMENTA. ATRAVÉS DO PROPOSTO POR DEMO, TORNOU-SE POSSÍVEL A COMPARAÇÃO DE SUAS ATRIBUIÇÕES AOS DADOS COLETADOS NAS ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES. OS ESTUDANTES DEPOSITAM APREENSÃO E DESINTERESSE EM VIRTUDE DA ABSTRAÇÃO DOS OBJETOS DE ESTUDO DA MATEMÁTICA, DESSA FORMA SURGE A NECESSIDADE DE ENTENDER QUAL O PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA ATUALIDADE E, ATRAVÉS DISSO, MOTIVAR O SURGIMENTO DE NOVAS ABORDAGENS DIDÁTICAS, EM CONSONÂNCIA COM AS IDEIAS DOS AUTORES MENCIONADOS. A METODOLOGIA EMPREGADA DEU-SE ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES SUBJETIVAS, USADAS PARA ENTREVISTAR OITO PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DAS CIDADES DE CORRENTES E PARANATAMA, AMBAS LOCALIZADAS NO AGRESTE MERIDIONAL PERNAMBUCANO. A ANÁLISE DOS DADOS APONTA PARA UMA NÃO TOTALIDADE DE CARACTERÍSTICAS EMPARELHADAS À IDEIA PROPOSTA POR DEMO A RESPEITO DO PERFIL DO PROFESSOR DO FUTURO, NO ENTANTO, ASSEMELHA-SE PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A TRABALHAR MATEMÁTICA COM INTERDISCIPLINARIDADE, HAJA VISTA QUE FOI NA PERGUNTA QUE REMETE A ESSE PERFIL ONDE SE REGISTROU A MAIOR CONCORDÂNCIA NAS RESPOSTAS APRESENTADAS. OUTROSSIM, ESTÃO PRESENTES NESTE ARTIGO ASPECTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO BÁSICA.