Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SEXUAL COM AUXÍLIO DE JOGO DIDÁTICO – DIVERSIFICANDO O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ENSINO, JOGO DIDÁTICO, SEXUALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60190
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 2408
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL COM AUXÍLIO DE JOGO DIDÁTICO – DIVERSIFICANDO O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA É UM RECURSO QUE VEM SENDO ALVO DE DIVERSAS PESQUISAS NA ATUALIDADE. ESTA METODOLOGIA DIVERSIFICA O ENSINO TRADICIONAL, POIS PROPÕE QUE O ESTUDANTE PARTICIPE ATIVAMENTE DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. A PROPOSTA DESENVOLVIDA OBJETIVOU ELABORAR, PRODUZIR E AVALIAR O JOGO DIDÁTICO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, OBSERVANDO SUA INFLUÊNCIA NA COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES. O PRESENTE ESTUDO OBSERVOU A INTERFERÊNCIA QUE O JOGO DIDÁTICO INTITULADO “ISTS PASSA OU REPASSA” PROPORCIONOU NO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA DURANTE UMA AULA DE EDUCAÇÃO SEXUAL, OFERECIDA A ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS PLANALTINA.  O JOGO É BASEADO NO MODELO DE PASSA OU REPASSA EM QUE OS PARTICIPANTES TÊM A POSSIBILIDADE DE RESPONDER OU DE REPASSAR SUA VEZ PARA QUE OUTROS ESTUDANTES APRESENTEM AS RESPOSTAS CORRETAS. ESTA ESTRATÉGIA PERMITE QUE CONHECIMENTOS SOBRE SEXUALIDADE SEJAM TROCADOS EM UMA LINGUAGEM EQUIPARADA AO GRUPO SOCIAL, TENDO EM VISTA QUE O DOCENTE INTERVIRÁ EM ÚLTIMO CASO, CASO NINGUÉM APRESENTE RESPOSTA CORRETA. A UTILIZAÇÃO DO JOGO AUXILIOU OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E INSTIGOU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES IMPORTANTES COMO RACIOCÍNIO E CRITICIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, JOGO DIDÁTICO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID2408_18102019134338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA"
    "autor_email" => "lfg.lari@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60190
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 2408
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL COM AUXÍLIO DE JOGO DIDÁTICO – DIVERSIFICANDO O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA É UM RECURSO QUE VEM SENDO ALVO DE DIVERSAS PESQUISAS NA ATUALIDADE. ESTA METODOLOGIA DIVERSIFICA O ENSINO TRADICIONAL, POIS PROPÕE QUE O ESTUDANTE PARTICIPE ATIVAMENTE DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. A PROPOSTA DESENVOLVIDA OBJETIVOU ELABORAR, PRODUZIR E AVALIAR O JOGO DIDÁTICO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, OBSERVANDO SUA INFLUÊNCIA NA COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES. O PRESENTE ESTUDO OBSERVOU A INTERFERÊNCIA QUE O JOGO DIDÁTICO INTITULADO “ISTS PASSA OU REPASSA” PROPORCIONOU NO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA DURANTE UMA AULA DE EDUCAÇÃO SEXUAL, OFERECIDA A ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS PLANALTINA.  O JOGO É BASEADO NO MODELO DE PASSA OU REPASSA EM QUE OS PARTICIPANTES TÊM A POSSIBILIDADE DE RESPONDER OU DE REPASSAR SUA VEZ PARA QUE OUTROS ESTUDANTES APRESENTEM AS RESPOSTAS CORRETAS. ESTA ESTRATÉGIA PERMITE QUE CONHECIMENTOS SOBRE SEXUALIDADE SEJAM TROCADOS EM UMA LINGUAGEM EQUIPARADA AO GRUPO SOCIAL, TENDO EM VISTA QUE O DOCENTE INTERVIRÁ EM ÚLTIMO CASO, CASO NINGUÉM APRESENTE RESPOSTA CORRETA. A UTILIZAÇÃO DO JOGO AUXILIOU OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E INSTIGOU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES IMPORTANTES COMO RACIOCÍNIO E CRITICIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, JOGO DIDÁTICO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID2408_18102019134338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA"
    "autor_email" => "lfg.lari@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA É UM RECURSO QUE VEM SENDO ALVO DE DIVERSAS PESQUISAS NA ATUALIDADE. ESTA METODOLOGIA DIVERSIFICA O ENSINO TRADICIONAL, POIS PROPÕE QUE O ESTUDANTE PARTICIPE ATIVAMENTE DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. A PROPOSTA DESENVOLVIDA OBJETIVOU ELABORAR, PRODUZIR E AVALIAR O JOGO DIDÁTICO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, OBSERVANDO SUA INFLUÊNCIA NA COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES. O PRESENTE ESTUDO OBSERVOU A INTERFERÊNCIA QUE O JOGO DIDÁTICO INTITULADO “ISTS PASSA OU REPASSA” PROPORCIONOU NO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA DURANTE UMA AULA DE EDUCAÇÃO SEXUAL, OFERECIDA A ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS PLANALTINA. O JOGO É BASEADO NO MODELO DE PASSA OU REPASSA EM QUE OS PARTICIPANTES TÊM A POSSIBILIDADE DE RESPONDER OU DE REPASSAR SUA VEZ PARA QUE OUTROS ESTUDANTES APRESENTEM AS RESPOSTAS CORRETAS. ESTA ESTRATÉGIA PERMITE QUE CONHECIMENTOS SOBRE SEXUALIDADE SEJAM TROCADOS EM UMA LINGUAGEM EQUIPARADA AO GRUPO SOCIAL, TENDO EM VISTA QUE O DOCENTE INTERVIRÁ EM ÚLTIMO CASO, CASO NINGUÉM APRESENTE RESPOSTA CORRETA. A UTILIZAÇÃO DO JOGO AUXILIOU OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E INSTIGOU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES IMPORTANTES COMO RACIOCÍNIO E CRITICIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.