GONÇALVES, Fernanda Rodrigues et al.. Transmutando a química pelo tato. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62760>. Acesso em: 05/11/2024 03:25
O DEFICIENTE VISUAL TEM O DIREITO A UM ENSINO DE QUALIDADE, MAS O QUE MUITO SE VER SÃO ESCOLAS DESPREPARADAS PARA RECEBER ESSE ALUNO EM SALA DE AULA. ESSE DESPREPARO É PROVOCADO PELA FALTA DE PROFESSORES CAPACITADOS PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA JUNTAMENTE COM O DESUSO DE NOVAS METODOLOGIAS QUE PROPICIE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS EM SALA DE AULA. QUANDO O ENSINO DE QUÍMICA É ABORDADO PERCEBE-SE, DO DEFICIENTE, UMA GRANDE DIFICULDADE NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS PARA ENTENDER DETERMINADOS CONTEÚDOS. POR ESSE MOTIVO É DE EXTREMA NECESSIDADE A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS QUE PROPORCIONE UM ENSINO SIGNIFICATIVO PARA ESSAS PESSOAS ATRAVÉS DE MATERIAIS COMO JOGOS E LIVROS EM BRAILE PARA FACILITAR SUA APRENDIZAGEM.