Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA E O MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, MEIO AMBIENTE, FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A NATUREZA E TODOS OS SEUS RECURSOS NEM SEMPRE SÃO RENOVÁVEIS, DIANTE DESTA REALIDADE DEVEMOS NOS ATENTAR A RESPEITO DE COMO ELA É EXPLORADA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO BASE INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE FÍSICA PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. NESTE TRABALHO DESENVOLVEU-SE A PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO UTILIZADO NA COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO COM 36 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E 4 DOCENTES DE FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – CAMPUS ANGICAL. OS AUTORES QUE EMBASARAM ESTE ESTUDO FORAM: FOGAÇA (2003); RODRIGUES (2017); MORAES, COSTA E GEBARA (2016) E OUTROS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A FORMA TRADICIONAL DE REPASSAR O CONTEÚDO DE FÍSICA PRECISA SER MODIFICADA, O ALUNO TEM QUE DEIXAR DE SER ELEMENTO PASSIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ASSUMIR UMA POSTURA ATIVA. O ENSINO DE FÍSICA, ATRAVÉS DE ATIVIDADE PRÁTICA, RELACIONANDO-A COM O MEIO AMBIENTE, TORNA O ENSINO DESTA CIÊNCIA MAIS ATRATIVO AOS DISCENTES, POSSIBILITANDO DESENVOLVER NOS MESMOS HABILIDADES QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO POSSÍVEIS NO ENSINO TRADICIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.