OS DESAFIOS DO PEDAGOGO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61863 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1788 "inscrito_id" => 9114 "titulo" => "OS DESAFIOS DO PEDAGOGO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO BUSCAR NA LITERATURA ESTUDOS QUE APRESENTAM A INCLUSÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ATUANTES NESTA ETAPA DE ENSINO. PROCUROU-SE ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A LEGISLAÇÃO QUE SUSTENTA A INCLUSÃO DE SUJEITOS AUTÍSTICOS EM ESCOLAS REGULARES, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E SUA ATUAÇÃO EM CONJUNTO A INCLUSÃO ESCOLAR. POR SER UM ESTUDO DE CARÁTER TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS EM BASES DE DADOS RECONHECIDAS. REALIZOU-SE O CRUZAMENTO DE PALAVRAS, “AUTISMO X INTERVENÇÃO”, “AUTISMO X EDUCAÇÃO INFANTIL”, ENTRETANTO FORAM ENCONTRADOS POUCOS ARTIGOS, POR ESSA RAZÃO NÃO FOI APLICADO O CRITÉRIO “ARTIGOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS”. TAMBÉM, FORAM UTILIZADOS LIVROS QUE ABORDAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM VÁRIOS ASPECTOS. REALIZOU-SE O LEVANTAMENTO SOBRE O CONCEITO DE AUTISMO E SUAS ESPECIFICIDADES, AS LEIS QUE SUBSIDIAM OS INDIVÍDUOS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA E FORAM ESTABELECIDAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES. CONCLUIU-SE QUE, PARA QUE HAJA SUCESSO NA INCLUSÃO TOTAL DE CRIANÇAS AUTISTAS NA REDE REGULAR DE ENSINO, É NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES E A INSTITUIÇÃO DE ENSINO ENCONTREM FORMAS INOVADORAS DE TRABALHAR, ADAPTANDO AS ATIVIDADES, AJUSTANDO O CONTEÚDO E A ROTINA ÀS NECESSIDADES DO EDUCANDO. PARA ISSO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE SEJA EXIGIDO DOS DOCENTES, ESPECIALIZAÇÕES QUE COMPROVEM QUE OS MESMOS ESTÃO APTOS PARA LIDAR COM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ATUAÇÃO DO PROFESSOR, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID9114_14082019234704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ORFAO LOUREIRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA O. LOUREIRO" "autor_email" => "marii-loureiro@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61863 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1788 "inscrito_id" => 9114 "titulo" => "OS DESAFIOS DO PEDAGOGO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO BUSCAR NA LITERATURA ESTUDOS QUE APRESENTAM A INCLUSÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ATUANTES NESTA ETAPA DE ENSINO. PROCUROU-SE ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A LEGISLAÇÃO QUE SUSTENTA A INCLUSÃO DE SUJEITOS AUTÍSTICOS EM ESCOLAS REGULARES, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E SUA ATUAÇÃO EM CONJUNTO A INCLUSÃO ESCOLAR. POR SER UM ESTUDO DE CARÁTER TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS EM BASES DE DADOS RECONHECIDAS. REALIZOU-SE O CRUZAMENTO DE PALAVRAS, “AUTISMO X INTERVENÇÃO”, “AUTISMO X EDUCAÇÃO INFANTIL”, ENTRETANTO FORAM ENCONTRADOS POUCOS ARTIGOS, POR ESSA RAZÃO NÃO FOI APLICADO O CRITÉRIO “ARTIGOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS”. TAMBÉM, FORAM UTILIZADOS LIVROS QUE ABORDAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM VÁRIOS ASPECTOS. REALIZOU-SE O LEVANTAMENTO SOBRE O CONCEITO DE AUTISMO E SUAS ESPECIFICIDADES, AS LEIS QUE SUBSIDIAM OS INDIVÍDUOS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA E FORAM ESTABELECIDAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES. CONCLUIU-SE QUE, PARA QUE HAJA SUCESSO NA INCLUSÃO TOTAL DE CRIANÇAS AUTISTAS NA REDE REGULAR DE ENSINO, É NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES E A INSTITUIÇÃO DE ENSINO ENCONTREM FORMAS INOVADORAS DE TRABALHAR, ADAPTANDO AS ATIVIDADES, AJUSTANDO O CONTEÚDO E A ROTINA ÀS NECESSIDADES DO EDUCANDO. PARA ISSO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE SEJA EXIGIDO DOS DOCENTES, ESPECIALIZAÇÕES QUE COMPROVEM QUE OS MESMOS ESTÃO APTOS PARA LIDAR COM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ATUAÇÃO DO PROFESSOR, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID9114_14082019234704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ORFAO LOUREIRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA O. LOUREIRO" "autor_email" => "marii-loureiro@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }