Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA (LI) APORTADO EM ABORDAGENS REFLEXIVAS E CRÍTICAS

Palavra-chaves: ABORDAGEM, PCN, ENSINO REFLEXIVO-CRÍTICO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61588
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3547
    "inscrito_id" => 3045
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA (LI) APORTADO EM ABORDAGENS REFLEXIVAS E CRÍTICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO, TEVE COMO PONTO DE PARTIDA O INTERESSE EM SABER QUAIS AS ABORDAGENS ADOTADAS POR PROFESSORES DE INGLÊS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISANDO DESENVOLVER NOS ALUNOS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS EM UMA SEGUNDA LÍNGUA, CONSIDERANDO QUE ESSE ENSINO É CERCADO POR FATORES INTRA E EXTRACLASSE QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. OBJETIVANDO ENTENDER SE OS PROFISSIONAIS CONHECEM A DIVERSIDADE DE MÉTODOS, TENDO EM VISTA A SUA APLICAÇÃO, LIVRE OU NÃO, EM SALA DE AULA, AMPARAMO-NOS EM TEORIAS FORMULADAS POR ALGUNS TEÓRICOS ACERCA DO MODO DE SE ENSINAR O INGLÊS, ABORDADAS EM TRABALHOS FEITOS POR OLIVEIRA (2014) E MARTINEZ (2009). ALÉM DISSO, NOS AMPARARMOS NOS PCN DE LÍNGUA INGLESA, O QUAL SUGERE UM ENSINO DINÂMICO E INTERACIONAL, BEM COMO EM ALMEIDA FILHO (2008), QUE DEFENDE UMA ABORDAGEM DE APRENDER DO ALUNO E UMA ABORDAGEM DE ENSINAR DO PROFESSOR, INSERIDAS EM UMA BUSCA PELO AUTOCONHECIMENTO. EM NOSSA INVESTIGAÇÃO, FOCAMOS NA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE DADOS QUALITATIVOS E INTERPRETATIVISTAS. ADOTAMOS COMO METODOLOGIA A ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS DIRECIONADO A DOIS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS E RIACHO DE SANTANA, LOCALIZADAS NO ALTO OESTE POTIGUAR. ASSIM SENDO, ANALISAMOS AS RESPOSTAS PARA SABER QUAIS AS SUAS PERSPECTIVAS ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. DESSE MODO, INTERPRETAMOS QUE AINDA FALTA, NESSES PROFESSORES, UMA APROPRIAÇÃO DAS IDEIAS DE ENSINO JÁ ESTABELECIDAS, QUE DEVEM SER PERMEADAS, A NOSSO VER, POR ATOS CONSTANTES DE REFLEXÃO E AUTOAVALIAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM, PCN, ENSINO REFLEXIVO-CRÍTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3045_23092019010718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE RUBENS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RUBENS PEREIRA"
    "autor_email" => "rubens.pr30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61588
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3547
    "inscrito_id" => 3045
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA (LI) APORTADO EM ABORDAGENS REFLEXIVAS E CRÍTICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO, TEVE COMO PONTO DE PARTIDA O INTERESSE EM SABER QUAIS AS ABORDAGENS ADOTADAS POR PROFESSORES DE INGLÊS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISANDO DESENVOLVER NOS ALUNOS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS EM UMA SEGUNDA LÍNGUA, CONSIDERANDO QUE ESSE ENSINO É CERCADO POR FATORES INTRA E EXTRACLASSE QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. OBJETIVANDO ENTENDER SE OS PROFISSIONAIS CONHECEM A DIVERSIDADE DE MÉTODOS, TENDO EM VISTA A SUA APLICAÇÃO, LIVRE OU NÃO, EM SALA DE AULA, AMPARAMO-NOS EM TEORIAS FORMULADAS POR ALGUNS TEÓRICOS ACERCA DO MODO DE SE ENSINAR O INGLÊS, ABORDADAS EM TRABALHOS FEITOS POR OLIVEIRA (2014) E MARTINEZ (2009). ALÉM DISSO, NOS AMPARARMOS NOS PCN DE LÍNGUA INGLESA, O QUAL SUGERE UM ENSINO DINÂMICO E INTERACIONAL, BEM COMO EM ALMEIDA FILHO (2008), QUE DEFENDE UMA ABORDAGEM DE APRENDER DO ALUNO E UMA ABORDAGEM DE ENSINAR DO PROFESSOR, INSERIDAS EM UMA BUSCA PELO AUTOCONHECIMENTO. EM NOSSA INVESTIGAÇÃO, FOCAMOS NA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE DADOS QUALITATIVOS E INTERPRETATIVISTAS. ADOTAMOS COMO METODOLOGIA A ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS DIRECIONADO A DOIS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS E RIACHO DE SANTANA, LOCALIZADAS NO ALTO OESTE POTIGUAR. ASSIM SENDO, ANALISAMOS AS RESPOSTAS PARA SABER QUAIS AS SUAS PERSPECTIVAS ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. DESSE MODO, INTERPRETAMOS QUE AINDA FALTA, NESSES PROFESSORES, UMA APROPRIAÇÃO DAS IDEIAS DE ENSINO JÁ ESTABELECIDAS, QUE DEVEM SER PERMEADAS, A NOSSO VER, POR ATOS CONSTANTES DE REFLEXÃO E AUTOAVALIAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM, PCN, ENSINO REFLEXIVO-CRÍTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3045_23092019010718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE RUBENS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RUBENS PEREIRA"
    "autor_email" => "rubens.pr30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO, TEVE COMO PONTO DE PARTIDA O INTERESSE EM SABER QUAIS AS ABORDAGENS ADOTADAS POR PROFESSORES DE INGLÊS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISANDO DESENVOLVER NOS ALUNOS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS EM UMA SEGUNDA LÍNGUA, CONSIDERANDO QUE ESSE ENSINO É CERCADO POR FATORES INTRA E EXTRACLASSE QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. OBJETIVANDO ENTENDER SE OS PROFISSIONAIS CONHECEM A DIVERSIDADE DE MÉTODOS, TENDO EM VISTA A SUA APLICAÇÃO, LIVRE OU NÃO, EM SALA DE AULA, AMPARAMO-NOS EM TEORIAS FORMULADAS POR ALGUNS TEÓRICOS ACERCA DO MODO DE SE ENSINAR O INGLÊS, ABORDADAS EM TRABALHOS FEITOS POR OLIVEIRA (2014) E MARTINEZ (2009). ALÉM DISSO, NOS AMPARARMOS NOS PCN DE LÍNGUA INGLESA, O QUAL SUGERE UM ENSINO DINÂMICO E INTERACIONAL, BEM COMO EM ALMEIDA FILHO (2008), QUE DEFENDE UMA ABORDAGEM DE APRENDER DO ALUNO E UMA ABORDAGEM DE ENSINAR DO PROFESSOR, INSERIDAS EM UMA BUSCA PELO AUTOCONHECIMENTO. EM NOSSA INVESTIGAÇÃO, FOCAMOS NA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE DADOS QUALITATIVOS E INTERPRETATIVISTAS. ADOTAMOS COMO METODOLOGIA A ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS DIRECIONADO A DOIS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS E RIACHO DE SANTANA, LOCALIZADAS NO ALTO OESTE POTIGUAR. ASSIM SENDO, ANALISAMOS AS RESPOSTAS PARA SABER QUAIS AS SUAS PERSPECTIVAS ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. DESSE MODO, INTERPRETAMOS QUE AINDA FALTA, NESSES PROFESSORES, UMA APROPRIAÇÃO DAS IDEIAS DE ENSINO JÁ ESTABELECIDAS, QUE DEVEM SER PERMEADAS, A NOSSO VER, POR ATOS CONSTANTES DE REFLEXÃO E AUTOAVALIAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.