O PRESENTE TRABALHO BUSCA UTILIZAR O SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA, GEOGEBRA, COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES, EM PARTICULAR NOS MOVIMENTOS DE TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO, QUE É EM GERAL NÃO É FEITO DE FORMA SATISFATÓRIA NO QUADRO, POR SER ESTÁTICO E ACARRETA FALTA DE INTERESSE E DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS. POR ESTE MOTIVO O USO DO GEOGEBRA, QUE É UM SOFTWARE GRATUITO E DE FÁCIL ACESSO, QUE É CONSIDERADO UMA TIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO), PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE POR SER UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA QUE OS ALUNOS TEM ACESSO, POIS PODE SER BAIXADA NO SMARTPHONE, COMPUTADOR E TABLET. EM GERAL OS ALUNOS APRESENTAM DEFICIÊNCIAS QUANDO OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS POSSUEM COMPONENTES GEOMÉTRICOS, PRINCIPALMENTE EM TURMAS HETEROGÊNEAS. A VISUALIZAÇÃO ESTÁTICA DOS GRÁFICOS NO QUADRO É UM OUTRO DIFICULTADOR QUE SE BUSCA DIMINUIR COM A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA, POIS ELE TRANALHA NUM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA. O TRABALHO PROCURA VERIFICAR O MOVIMENTO DO GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO QUALQUER AO SE MODIFICAR SEUS PARÂMETROS. OS MOVIMENTOS PRINCIPAIS SÃO DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO, QUE SÃO VERIFICADOS EM TEMPO REAL NO PROGRAME AO SE MODIFICAR OS PARÂMETROS TORNANDO O ENTENDIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS MAIS EFICAZ E DIRETO TENDO EM VISTA QUE O GRÁFICO SE MOVIMENTA AO SE MUDAR OS VALORES INICIALMENTE ESTABELECIDOS. PARA ISSO A INTERAÇÃO COM OS ALUNOS E DEDICAÇÃO DOS ALUNOS, BEM COMO A DESTREZA DO PROFESSOR SÃO FUNDAMENTAIS PARA EXTRAIR O MÁXIMO QUE O PROGRAME PODE OFERECER E QUE CONSEGUIR O GRANDE OBJETIVO QUE É MELHORAR O APRENDIZADO POR PARTE DOS ALUNOS.