Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESTAURANTE LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO LEITORA, OFICINA, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62534
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5089
    "inscrito_id" => 9339
    "titulo" => "RESTAURANTE LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "PARTINDO DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA SURGE ESTE ARTIGO QUE TEM A PRETENSÃO DE EXPOR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA QUE BUSCA ESSENCIALMENTE RES (SIGNIFICAR) A PRÁTICA DO ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA COM BASE NO LETRAMENTO LITERÁRIO. TENDO EM VISTA A REPULSA DOS ALUNOS POR ATIVIDADES DE LEITURA FOI REALIZADA UMA OFICINA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO, NA QUAL FOI CONSTRUÍDO UM ESPAÇO CRIATIVO E ACOLHEDOR NO INTUITO DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A LER. PARA ESTA OFICINA, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A SE SERVIREM A VONTADE COM OS LIVROS EXPOSTOS NO RESTAURANTE LITERÁRIO, EM QUE ALÉM DE LEREM PUDERAM INTERAGIR COM OS COLEGAS ATRAVÉS DA ATIVIDADE PROPAGANDA LITERÁRIA, TAMBÉM REALIZADA NO RESTAURANTE DE LIVROS.  ASSIM, PARA ESTE ESTUDO UTILIZOU-SE COMO PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO, NA QUAL OS PESQUISADORES TAMBÉM ATUAM COMO PERSONAGENS DA PESQUISA, ANALISANDO SUA ATUAÇÃO COMO DOCENTE E PESQUISADOR. ADEMAIS, PARA COMPOR O ESTUDO TEÓRICO DO ASSUNTO ABORDADO, FOI SELECIONADO ALGUNS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM NA CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA, DENTRE ELES COSSON (2018 E 2012), CAFIERO (2005 E 2010), STREET (2004 E 2014), MARCUSCHI (2008), E OUTROS. POR FIM, ATRAVÉS DA OFICINA NOTOU-SE QUE É URGENTEMENTE NECESSÁRIO INCENTIVAR NOSSOS ALUNOS A (RE)DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO LEITORA E CIDADÃ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, OFICINA, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9339_30092019235727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEANE DE ALMEIDA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GILDEANE PEREIRA"
    "autor_email" => "gildeaneapostolo@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62534
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5089
    "inscrito_id" => 9339
    "titulo" => "RESTAURANTE LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "PARTINDO DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA SURGE ESTE ARTIGO QUE TEM A PRETENSÃO DE EXPOR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA QUE BUSCA ESSENCIALMENTE RES (SIGNIFICAR) A PRÁTICA DO ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA COM BASE NO LETRAMENTO LITERÁRIO. TENDO EM VISTA A REPULSA DOS ALUNOS POR ATIVIDADES DE LEITURA FOI REALIZADA UMA OFICINA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO, NA QUAL FOI CONSTRUÍDO UM ESPAÇO CRIATIVO E ACOLHEDOR NO INTUITO DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A LER. PARA ESTA OFICINA, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A SE SERVIREM A VONTADE COM OS LIVROS EXPOSTOS NO RESTAURANTE LITERÁRIO, EM QUE ALÉM DE LEREM PUDERAM INTERAGIR COM OS COLEGAS ATRAVÉS DA ATIVIDADE PROPAGANDA LITERÁRIA, TAMBÉM REALIZADA NO RESTAURANTE DE LIVROS.  ASSIM, PARA ESTE ESTUDO UTILIZOU-SE COMO PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO, NA QUAL OS PESQUISADORES TAMBÉM ATUAM COMO PERSONAGENS DA PESQUISA, ANALISANDO SUA ATUAÇÃO COMO DOCENTE E PESQUISADOR. ADEMAIS, PARA COMPOR O ESTUDO TEÓRICO DO ASSUNTO ABORDADO, FOI SELECIONADO ALGUNS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM NA CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA, DENTRE ELES COSSON (2018 E 2012), CAFIERO (2005 E 2010), STREET (2004 E 2014), MARCUSCHI (2008), E OUTROS. POR FIM, ATRAVÉS DA OFICINA NOTOU-SE QUE É URGENTEMENTE NECESSÁRIO INCENTIVAR NOSSOS ALUNOS A (RE)DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO LEITORA E CIDADÃ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, OFICINA, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9339_30092019235727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEANE DE ALMEIDA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GILDEANE PEREIRA"
    "autor_email" => "gildeaneapostolo@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

PARTINDO DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA SURGE ESTE ARTIGO QUE TEM A PRETENSÃO DE EXPOR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA QUE BUSCA ESSENCIALMENTE RES (SIGNIFICAR) A PRÁTICA DO ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA COM BASE NO LETRAMENTO LITERÁRIO. TENDO EM VISTA A REPULSA DOS ALUNOS POR ATIVIDADES DE LEITURA FOI REALIZADA UMA OFICINA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO, NA QUAL FOI CONSTRUÍDO UM ESPAÇO CRIATIVO E ACOLHEDOR NO INTUITO DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A LER. PARA ESTA OFICINA, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A SE SERVIREM A VONTADE COM OS LIVROS EXPOSTOS NO RESTAURANTE LITERÁRIO, EM QUE ALÉM DE LEREM PUDERAM INTERAGIR COM OS COLEGAS ATRAVÉS DA ATIVIDADE PROPAGANDA LITERÁRIA, TAMBÉM REALIZADA NO RESTAURANTE DE LIVROS. ASSIM, PARA ESTE ESTUDO UTILIZOU-SE COMO PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO, NA QUAL OS PESQUISADORES TAMBÉM ATUAM COMO PERSONAGENS DA PESQUISA, ANALISANDO SUA ATUAÇÃO COMO DOCENTE E PESQUISADOR. ADEMAIS, PARA COMPOR O ESTUDO TEÓRICO DO ASSUNTO ABORDADO, FOI SELECIONADO ALGUNS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM NA CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA, DENTRE ELES COSSON (2018 E 2012), CAFIERO (2005 E 2010), STREET (2004 E 2014), MARCUSCHI (2008), E OUTROS. POR FIM, ATRAVÉS DA OFICINA NOTOU-SE QUE É URGENTEMENTE NECESSÁRIO INCENTIVAR NOSSOS ALUNOS A (RE)DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO LEITORA E CIDADÃ.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.