PARTINDO DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA SURGE ESTE ARTIGO QUE TEM A PRETENSÃO DE EXPOR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA QUE BUSCA ESSENCIALMENTE RES (SIGNIFICAR) A PRÁTICA DO ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA COM BASE NO LETRAMENTO LITERÁRIO. TENDO EM VISTA A REPULSA DOS ALUNOS POR ATIVIDADES DE LEITURA FOI REALIZADA UMA OFICINA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO, NA QUAL FOI CONSTRUÍDO UM ESPAÇO CRIATIVO E ACOLHEDOR NO INTUITO DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A LER. PARA ESTA OFICINA, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A SE SERVIREM A VONTADE COM OS LIVROS EXPOSTOS NO RESTAURANTE LITERÁRIO, EM QUE ALÉM DE LEREM PUDERAM INTERAGIR COM OS COLEGAS ATRAVÉS DA ATIVIDADE PROPAGANDA LITERÁRIA, TAMBÉM REALIZADA NO RESTAURANTE DE LIVROS. ASSIM, PARA ESTE ESTUDO UTILIZOU-SE COMO PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO, NA QUAL OS PESQUISADORES TAMBÉM ATUAM COMO PERSONAGENS DA PESQUISA, ANALISANDO SUA ATUAÇÃO COMO DOCENTE E PESQUISADOR. ADEMAIS, PARA COMPOR O ESTUDO TEÓRICO DO ASSUNTO ABORDADO, FOI SELECIONADO ALGUNS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM NA CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA, DENTRE ELES COSSON (2018 E 2012), CAFIERO (2005 E 2010), STREET (2004 E 2014), MARCUSCHI (2008), E OUTROS. POR FIM, ATRAVÉS DA OFICINA NOTOU-SE QUE É URGENTEMENTE NECESSÁRIO INCENTIVAR NOSSOS ALUNOS A (RE)DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO LEITORA E CIDADÃ.