TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS DA REDE DE ENSINO SUPERIOR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62707 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4905 "inscrito_id" => 12786 "titulo" => "TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS DA REDE DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS, SOBRE A INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS DA REDE DE ENSINO SUPERIOR, PUBLICADOS DENTRO DO RECORTE TEMPORAL DE 2008 A 2017, INICIANDO DO ANO EM QUE FOI SANCIONADA A LEI 11.645/08. PARA SELECIONAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS, FORAM REALIZADAS BUSCAS NOS SÍTIOS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD), DO SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E DO PERIÓDICO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE ENSINO SUPERIOR (CAPES). A PARTIR DA COLETA, OBTIVEMOS NO TOTAL 37 TRABALHOS, SENDO ESSES, 03 ARTIGOS, 25 DISSERTAÇÕES E 09 TESES. DENTRE OS 37 TRABALHOS ENCONTRADOS, 12 APRESENTARAM PROXIMIDADE COM O TEMA DA PESQUISA, SUAS DISCUSSÕES ESTÃO VOLTADAS PRINCIPALMENTE PARA TEMAS COMO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08, AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS NÃO-INDÍGENAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS E SOBRE A ARQUEOLOGIA INDÍGENA. CONSIDERAMOS QUE INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NO CURRÍCULO OFICIAL DE ENSINO SUPERIOR PODE CONTRIBUIR COM RELAÇÕES MAIS IGUALITÁRIAS E EQUITATIVAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, ALÉM DE PROMOVER DISCUSSÕES QUE VÃO ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO PREVÊ A LEI 11.645/08, PODE SE CONFIGURAR COMO INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS, DE SUAS IDENTIDADES, ANCESTRALIDADES, COSTUMES E CRENÇAS, QUE SÃO ANTERIORES À FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LEI 11.645/08, HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA, PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID12786_27092019102100.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA COSTA SANTA ROSA" "autor_nome_curto" => "SILVANA SANTA ROSA" "autor_email" => "silvana.csr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62707 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4905 "inscrito_id" => 12786 "titulo" => "TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS DA REDE DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS, SOBRE A INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS DA REDE DE ENSINO SUPERIOR, PUBLICADOS DENTRO DO RECORTE TEMPORAL DE 2008 A 2017, INICIANDO DO ANO EM QUE FOI SANCIONADA A LEI 11.645/08. PARA SELECIONAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS, FORAM REALIZADAS BUSCAS NOS SÍTIOS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD), DO SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E DO PERIÓDICO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE ENSINO SUPERIOR (CAPES). A PARTIR DA COLETA, OBTIVEMOS NO TOTAL 37 TRABALHOS, SENDO ESSES, 03 ARTIGOS, 25 DISSERTAÇÕES E 09 TESES. DENTRE OS 37 TRABALHOS ENCONTRADOS, 12 APRESENTARAM PROXIMIDADE COM O TEMA DA PESQUISA, SUAS DISCUSSÕES ESTÃO VOLTADAS PRINCIPALMENTE PARA TEMAS COMO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08, AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS NÃO-INDÍGENAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS E SOBRE A ARQUEOLOGIA INDÍGENA. CONSIDERAMOS QUE INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NO CURRÍCULO OFICIAL DE ENSINO SUPERIOR PODE CONTRIBUIR COM RELAÇÕES MAIS IGUALITÁRIAS E EQUITATIVAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, ALÉM DE PROMOVER DISCUSSÕES QUE VÃO ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO PREVÊ A LEI 11.645/08, PODE SE CONFIGURAR COMO INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS, DE SUAS IDENTIDADES, ANCESTRALIDADES, COSTUMES E CRENÇAS, QUE SÃO ANTERIORES À FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LEI 11.645/08, HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA, PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID12786_27092019102100.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA COSTA SANTA ROSA" "autor_nome_curto" => "SILVANA SANTA ROSA" "autor_email" => "silvana.csr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }