O PRESENTE TEXTO APRESENTA RESULTADOS INICIAIS DA PESQUISA DESENVOLVIDA EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE TEM COMO TÍTULO PROVISÓRIO “O PROJETO 'DEBATE COM GINGA' NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PROFESSORES/MESTRES DE CAPOEIRA”. O OBJETIVO GERAL DESSE TRABALHO É AVERIGUAR A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO “DEBATE COM GINGA: AS MULTIFACES DA CAPOEIRA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE PROFESSORES/MESTRES DE CAPOEIRA. PARA ISSO, SERÁ REALIZADA UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA COM UMA FASE EXPLORATÓRIA, ONDE SERÃO DISCUTIDAS CATEGORIAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DESSA PESQUISA, TAIS COMO: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CAPOEIRA. PROPÕEM-SE, AINDA, A IMERSÃO EM CAMPO, NO QUAL SERÃO UTILIZADAS AS TÉCNICAS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DA ENTREVISTA. NA IMERSÃO, OBSERVOU-SE QUE AS VIVÊNCIAS REFLEXIVAS E AS PALESTRAS, DUAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO PROJETO DE EXTENSÃO, ABORDAM TEMÁTICAS PERTINENTES ÀS LUTAS DE RESISTÊNCIA. COMO CONCLUSÃO PARCIAL, ENTENDE-SE, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO INICIAL E DAS LEITURAS DE TEÓRICOS, QUE O “DEBATE COM GINGA” SE CARACTERIZA COMO UMA DAQUELAS PROPOSTAS QUESTIONADORAS QUE COLABORA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E CAPOEIRISTAS, POIS OFERECE EM SUA PROGRAMAÇÃO, TEMÁTICAS QUE FORTALECEM A PERSPECTIVA, SOB INSPIRAÇÃO FREIRIANA, DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, EMANCIPADORA QUE GERA AUTONOMIA DOS SUJEITOS.