A AVALIAÇÃO TEM UM IMPORTANTE PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É POR MEIO DA AVALIAÇÃO QUE O PROFESSOR PODE DIAGNOSTICAR OS SEUS MÉTODOS DE ENSINO E AS CARÊNCIAS E ERROS DOS ALUNOS. DIFERENTES FERRAMENTAS E MÉTODOS AVALIATIVOS SURGEM PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SUAS AVALIAÇÕES, DENTRE ELES O USO DA PRODUÇÃO DE CARTILHAS INFORMATIVAS. AS CARTILHAS SERVEM COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA FACILITADORA DO ENSINO, PODENDO CONTEXTUALIZAR DIVERSOS ASSUNTOS, ESPECIALMENTE OS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ALGAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E LUDICIDADE DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E AVALIAR O ENSINO POR INTERMÉDIO DA FERRAMENTA. ANTES DA PRODUÇÃO DA CARTILHA SER REALIZADA, OS ALUNOS TIVERAM UMA AULA DE CAMPO PARA OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ALGAS NA PRAIA DO PACHECO – CE. AS ALGAS OBSERVADAS FORAM FOTOGRAFADAS PARA COMPOR O MATERIAL, JUNTAMENTE COM INFORMAÇÕES ACERCA DE CADA ORGANISMO. OS RESULTADOS FORAM COLETADOS COM O USO DE QUESTIONÁRIOS QUALI-QUANTITATIVOS APLICADOS APÓS A PRODUÇÃO DO MATERIAL. A SONDAGEM DOS RESULTADOS FOI FEITA COM O USO DO SOFTWARE DIGITAL EXCEL. 68,8% DOS ALUNOS DEMONSTRARAM TER INTERESSE SOBRE CONTEÚDO A SER ABORDADO NAS CARTILHAS, A MAIORIA DAS RESPOSTAS ESTANDO RELACIONADA À QUESTÃO DO ENTENDIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ALGAS. 93,8% DOS ALUNOS CLASSIFICARAM A ELABORAÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO BENÉFICO NO ENSINO. ENTRETANTO, DIFICULDADES FORAM EXPOSTAS PELOS ALUNOS, COMO A PRODUÇÃO TER SIDO TRABALHOSA E CANSATIVA (81,3%), MAS AO MESMO TEMPO SENDO UM MATERIAL DE USO DIDÁTICO (75%), EDUCATIVO (68,8%) E ÚTIL (56,3%). 62,5% DOS LICENCIANDOS AFIRMARAM QUE TALVEZ UTILIZARIAM E 50% DESTES APONTOU COMO JUSTIFICATIVA A PRODUÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO DIFÍCIL POR SER TRABALHOSO, TER MUITOS DETALHES. COM ISSO, APESAR DE DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO, A FERRAMENTA SE MOSTROU UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE UTILIZAR NO ENSINO.