ESTE ARTIGO APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ESTAVAM SENDO UTILIZADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA. CONSIDERANDO QUE O FOCO DA INVESTIGAÇÃO PAUTOU-SE EM OBTER UMA COMPREENSÃO SOBRE ASPECTOS SUBJETIVOS DE UM DETERMINADO GRUPO SOCIAL, OPTAMOS PELA ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO. A PARTIR DAS DISCUSSÕES, OBSERVAMOS QUE O CENÁRIO É DESANIMADOR, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO A ESTRUTURA FÍSICA DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. POUCOS SÃO OS PROFESSORES QUE UTILIZAM AS TIC EM SUAS AULAS, E ESSES QUANDO AS UTILIZAM O FAZEM APENAS NO SENTIDO DE INSERÇÃO, NÃO ESTANDO O COMPUTADOR INTEGRADO EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ALÉM DISSO, A MAIORIA DELES NÃO SE SENTE PREPARADA PARA UTILIZÁ-LAS EM SUAS AULAS, E ESSE FATOR, ASSOCIADO À QUESTÃO ESTRUTURAL, É REFORÇADO PELO FATO DE QUE MUITOS DELES AS UTILIZAM NO COTIDIANO. OUTRO FATOR QUE INFLUENCIA A NÃO UTILIZAÇÃO DAS TIC NO AMBIENTE ESCOLAR DIZ RESPEITO A PRECARIEDADE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE (CATEGORIA QUE DAREMOS ÊNFASE NESTE TEXTO). MUITOS PROFESSORES ENFRENTAM JORNADAS DUPLAS OU TRIPLAS DE TRABALHO, E DESANIMADOS POR CONTA DA DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, ACABAM EXERCENDO O PAPEL DE SUJEITOS PASSIVOS NA EDUCAÇÃO, FAZENDO APENAS AQUILO QUE LHES É EXIGIDO. AS CATEGORIAS QUE EMERGIRAM AO LONGO DA INVESTIGAÇÃO, SE CONSTITUÍRAM A PARTIR DO NOSSO OLHAR PARA OS DADOS PRODUZIDOS, O QUE SIGNIFICA QUE OUTRO PESQUISADOR, COM OUTRO OLHAR, PODERIA ELENCAR CATEGORIAS DISTINTAS DAS QUE FORAM DISCUTIDAS.