O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A POSSIBILIDADE DA ARGUMENTAÇÃO DE CUNHO DIALÓGICO COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA OCORRIDA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DO NÚCLEO “ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO” NO CURSO DE PEDAGOGIA, FOI PROPOSTA A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE POTENCIALMENTE ARGUMENTATIVA COMO COMPLEMENTAÇÃO DE UM CONTEÚDO DISPONÍVEL NO LIVRO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE. PARA TANTO, CONSIDERAMOS A ARGUMENTAÇÃO COMO UM MECANISMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM ENQUANTO UMA ATIVIDADE SOCIAL E DISCURSIVA QUE
PERMITE O EXERCÍCIO DAS CAPACIDADES COGNITIVAS E METACOGNITIVAS AO PASSO QUE ESTIMULA A REFLEXÃO E A RECONSTRUÇÃO DE IDEIAS E CONHECIMENTOS NAS MAIS DIFERENTES ÁREAS. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE A ARGUMENTAÇÃO É UMA BOA ESTRATÉGIA DIDÁTICA POR CONSEGUIR POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E DESENVOLVENDO A CAPACIDADE METACOGNITIVA DO INDIVÍDUO.