A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PODE SER UM RECURSO ALIADO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES. O OBJETIVO É COMPREENDER O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÕES PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO PARA COLETA DE DADOS FOI À APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE ARAPIRACA/ALAGOAS, O PRIMEIRO PARA O PROFESSOR COM 19 QUESTÕES E O SEGUNDO DESTINADO AOS ALUNOS COM 14 QUESTÕES, FECHADAS E ABERTAS. OS QUESTIONÁRIOS TINHAM O OBJETIVO DE COLETAR INFORMAÇÕES DO PERFIL DOS ENTREVISTADOS, SABER COMO ESTÁ SEU DOMÍNIO COM RECURSOS TECNOLÓGICOS, PROCURA TAMBÉM COLETAR OPINIÕES SOBRE AS T.I E IMPORTÂNCIA E QUAIS RECURSOS TECNOLÓGICOS COSTUMAM USAR EM SALA DE AULA, PARA AUXILIO NO ENSINO DE FUNÇÕES. OS RESULTADOS APONTAM, QUE QUANDO BEM PLANEJADOS PODERÃO OFERECER ELEMENTOS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ASSIM, MOSTRAR A CONEXÃO DESTE CONTEÚDO COM O COTIDIANO, PODE DIMINUIR ESSAS DIFICULDADES. PARA SIMPLIFICAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS PODEMOS USAR FERRAMENTAS IMPORTANTES COMO OS SOFTWARES DESENVOLVIDOS PARA ESSE FIM. MAS SE TRATANDO DOS ALUNOS OS SOFTWARES MATEMÁTICOS AINDA SÃO POUCO CONHECIDOS, DE FORMA SUPERFICIAL APENAS, O QUE TAMBÉM MOSTRA QUE O PROFESSOR NÃO UTILIZA, DO CONTRARIO OS ALUNOS CONHECERIAM, APESAR DA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES, A MAIORIA É ALHEIA A ISSO.