Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 172
LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES(?) DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2018 – GÊNERO BLOG

Palavra-chaves: LETRAMENTO DIGITAL, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

BUSCAMOS, NO DESENVOLVIMENTO DESTE TEXTO, APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO RIO DE JANEIRO (FAPERJ) E PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO DE JANEIRO (CEFET/RJ) SOBRE LETRAMENTO DIGITAL E GÊNEROS DIGITAIS EM COLEÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADAS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO EDIÇÃO DE 2018(PNLD/2018). RECORTAMOS, NESTE TEXTO, NOSSO OBJETO DE ANÁLISE PARA O GÊNERO BLOG, TENDO EM VISTA QUE ELE É O MAIS RECORRENTE NAS COLEÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO. O CORPUS DO TRABALHO É FORMADO POR TRÊS COLEÇÕES DESTINADAS AO ENSINO MÉDIO APROVADOS NO PNLD/2018. DE POSSE DOS EXEMPLARES, REALIZAMOS UMA ANÁLISE QUALITATIVA NO INTUITO DE VERIFICAR A PROPOSTA DE TRABALHO E INVESTIGAR SE AS REFERIDAS COLEÇÕES CONTRIBUÍAM PARA O LETRAMENTO DIGITAL. ESTE TEXTO BUSCA PROPOR REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIALMENTE, NO QUE DIZ RESPEITO ÀS FORMAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS, EM ESPECIAL DOS GÊNEROS DIGITAIS, NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.