TODO SER HUMANO DEVE TER RESGUARDADO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE, ESSE É UM DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS, ASSIM COMO A GARANTIA DA DIGNIDADE DA PESSOA (CAPÍTULO I, DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS). O PAPEL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA É PROMOVER UMA IMPORTANTE INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA, EDUCANDO, EDUCADOR, FAMÍLIA E SOCIEDADE DE MODO QUE SE TORNA VIÁVEL A QUALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM COMO TAMBÉM, A ABERTURA DE UM VASTO CAMPO DE COMPREENSÃO DO EU E DO MEIO SOCIAL, DA DIVERSIDADE DA QUAL CADA UM É PARTE. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR, DIANTE DE UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL FORA DO AMBIENTE ESCOLAR TRADICIONAL, AS TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PODEM PROPORCIONAR PARA EDUCANDOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO DE SAÚDE QUE O IMPEÇAM DE FREQUENTAR UMA ESCOLA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO EXPLORATÓRIO, DESENVOLVIDO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ENVOLVENDO INSTITUIÇÕES ADMINISTRATIVAS E EDUCACIONAIS, EDUCADOR, EDUCANDO, FAMÍLIA E ALGUNS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE QUE ACOMPANHAM O EDUCANDO. NEM SEMPRE O DIREITO À EDUCAÇÃO DE MODO AMPLO É DIRIGIDO PARA TODOS OS BRASILEIROS DE FORMA EXPANSIVA, DIGNA E IGUALITÁRIA. O QUE PODE COMPROMETER NÃO SOMENTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA, MAS PRINCIPALMENTE SUA SAÚDE PSICOLÓGICA E, DOS DEMAIS FAMILIARES. ENTRETANTO, DESDE QUE BEM CONDUZIDO TODOS PROCEDIMENTOS DE INCLUSÃO, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PODE ACONTECER DE FORMA SURPREENDENTEMENTE SATISFATÓRIA, BEM COMO, OUTROS RESULTADOS COMO A MELHORIA DA SAÚDE EMOCIONAL DESSE EDUCANDO AO SE PERCEBER, PERTENCENTE À UMA SOCIEDADE.