ESTE ARTIGO PRETENDE TRAZER A DISCUSSÃO ACERCA DA OBRA A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (1978)), ASSIM COMO AS FASES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E HUMANO, RELACIONANDO COM AS ALEGORIAS DA LINHA DIVIDIDA E DA CAVERNA APRESENTADAS POR PLATÃO, NO LIVRO A REPÚBLICA CIRCA 380 A.C. A PESQUISA AQUI APRESENTADA TEM O CARÁTER QUALITATIVO E A METODOLOGIA UTILIZADA É A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM FOCO NA ASSIMILAÇÃO DOS AUTORES AQUI APRESENTADOS. INICIALMENTE TRATAREMOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE OS DOIS AUTORES, QUE RETRATARÁ A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO APRESENTANDO O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO. LOGO APÓS, DISCORREREMOS SOBRE CADA ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET, DIALOGANDO COM AS ALEGORIAS SUPRACITADAS TRAZENDO-NOS A COMPREENSÃO DE COMO É FORMADA A NOSSA CONSCIÊNCIA ENQUANTO SUJEITO OPERANTE DA RAZÃO. CONCLUÍMOS QUE A SALA DE AULA É O AMBIENTE ONDE O ALUNO MAIS REFLETE SOBRE SUAS AÇÕES, PLATÃO VALORIZAVA A EDUCAÇÃO QUE PROMOVESSE O BEM-VIVER, ELE DEIXA CLARO O PAPEL DO ESTADO NO FORNECIMENTO DO CONHECIMENTO PARA O INDIVIDUO. DESTE MODO, COMPREENDEMOS QUE NÃO CABE APENAS A EDUCAÇÃO FAZER O ALUNO “PENSAR”, SE O ESTADO NÃO OFERECE AO PROFESSOR O SUPORTE TÉCNICO PARA QUE ESTE POSSA ESTIMULAR O SEU ALUNO À RAZÃO. ACREDITAMOS QUE DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A MATURAÇÃO BIOLÓGICA DO EDUCANDO, O QUAL DEVE TER CONTATO COM MEIOS LÚDICOS PARA SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INICIAL, ENQUANTO O FORMADOR DEVE RELACIONAR SUAS PRÁXIS PEDAGÓGICA AOS RESPECTIVOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO.