ESTÁGIO É O TREINAMENTO DA PROFISSÃO, TÃO IMPORTANTE QUANTO A BUSCA DE TEORIAS E FUNDAMENTAÇÕES, QUE COMPLEMENTAM A FORMAÇÃO ACADÊMICA, A PRÁTICA É COMPONENTE FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. OBJETIVOU-SE NA PESQUISA DURANTE O ESTÁGIO ANALISAR OS RECURSOS DIDÁTICOS QUE FACILITAM A COMPREENSÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A PESQUISA FOI REALIZADA EM DUAS TURMAS DA 2ª SÉRIE EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ, NO PERÍODO DE AGOSTO A SETEMBRO DE 2018. COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO ELABORADO SOBRE OS RECURSOS DIDÁTICOS APLICADOS EM SALA DE AULA QUE FACILITAM A COMPREENSÃO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS DADOS EVIDENCIARAM QUE TEM SIDO SATISFATÓRIO A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS. O ESTÁGIO VIVENCIADO NO CONTEXTO ESCOLAR PROPORCIONOU IDENTIFICAR A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS, BEM COMO, PASSO IMPORTANTE NA REFLEXÃO CONSTRUTIVA INERENTE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO FUTURO DOCENTE.