ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DO NAMI - CRIANÇAS, FAMILIARES/CUIDADORES
E PROFISSIONAIS DA SAÚDE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60282 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5865 "inscrito_id" => 12392 "titulo" => """ ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DO NAMI - CRIANÇAS, FAMILIARES/CUIDADORES \r\n E PROFISSIONAIS DA SAÚDE """ "resumo" => """ A ESTIMULAÇÃO PRECOCE ATUALMENTE ESTÁ CIRCUNSCRITA À ÁREA DA SAÚDE. AS AÇÕES DE EXTENSÃO AQUI DESCRITAS TÊM SIDO REALIZADAS MEDIANTE O PROGRAMA DE EXTENSÃO: “ENSINANDO E APRENDENDO LIBRAS: VIVÊNCIAS DA CULTURA SURDA POR SURDOS E OUVINTES EM CENÁRIO DA SAÚDE, NAS PERSPECTIVAS BILÍNGUE E INTERDISCIPLINAR”, PARCERIA DA UFC COM A UNIFOR. O PRESENTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE DESCREVER AÇÕES REALIZADAS NO SETOR DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE VOLTADAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS POR CRIANÇAS, FAMILIARES/CUIDADORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE. \r\n TRATA-SE DE INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, PESQUISA-AÇÃO, ABORDAGEM QUALITATIVA, NO PERÍODO DE MARÇO A SETEMBRO DE 2019, NO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA INTEGRADA – NAMI. O GRUPO DE CINCO EXTENSIONISTAS É COMPOSTO POR ESTUDANTES DO CURSO LETRAS LIBRAS DA UFC. AS AÇÕES SEMANAIS SÃO DESENVOLVIDAS NO SERVIÇO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE, QUE CONTA COM PROFISSIONAIS DO SERVIÇO: TERAPEUTA OCUPACIONAL, FISIOTERAPEUTA E FONOAUDIÓLOGA, ONDE SÃO ATENDIDAS CRIANÇAS COM OS MAIS VARIADOS DIAGNÓSTICOS, NA FAIXA ETÁRIA DE ZERO A TRÊS ANOS E SUAS MÃES/CUIDADORES. ADOTOU-SE OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE E REGISTROS NOS DIÁRIOS DE CAMPO DOS ESTUDANTES. PROCEDEU-SE A ANÁLISE DESCRITIVA DAS INFORMAÇÕES. IDENTIFICOU-SE QUE O USO DE ESTÍMULOS VISUAIS TEM SIDO INTENSIFICADO, MESMO AS CRIANÇAS SENDO OUVINTES, POIS A PROPOSTA DA LÍNGUA DE SINAIS SE CONTORNA NO QUE É VISUAL, E ASSIM, PRETENDE-SE TRAZER PARA ESSAS CRIANÇAS ESSA FORMA DE VIVENCIAR O MUNDO, DESENVOLVENDO A COMUNICAÇÃO RECEPTIVA E EXPRESSIVA DE FORMA ADEQUADA, MEDIANTE A LIBRAS, PARA, POSTERIORMENTE, DE ACORDO COM AS ESPECIFICIDADES DE CADA CRIANÇA, DESENVOLVER A LÍNGUA ORAL AUDITIVA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, LÍNGUA DE SINAIS, ESTIMULAÇÃO PRECOCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID12392_03102019225316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO DALEY MARQUES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO MARQUES" "autor_email" => "daley.porang@gmail.com" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60282 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5865 "inscrito_id" => 12392 "titulo" => """ ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DO NAMI - CRIANÇAS, FAMILIARES/CUIDADORES \r\n E PROFISSIONAIS DA SAÚDE """ "resumo" => """ A ESTIMULAÇÃO PRECOCE ATUALMENTE ESTÁ CIRCUNSCRITA À ÁREA DA SAÚDE. AS AÇÕES DE EXTENSÃO AQUI DESCRITAS TÊM SIDO REALIZADAS MEDIANTE O PROGRAMA DE EXTENSÃO: “ENSINANDO E APRENDENDO LIBRAS: VIVÊNCIAS DA CULTURA SURDA POR SURDOS E OUVINTES EM CENÁRIO DA SAÚDE, NAS PERSPECTIVAS BILÍNGUE E INTERDISCIPLINAR”, PARCERIA DA UFC COM A UNIFOR. O PRESENTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE DESCREVER AÇÕES REALIZADAS NO SETOR DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE VOLTADAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS POR CRIANÇAS, FAMILIARES/CUIDADORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE. \r\n TRATA-SE DE INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, PESQUISA-AÇÃO, ABORDAGEM QUALITATIVA, NO PERÍODO DE MARÇO A SETEMBRO DE 2019, NO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA INTEGRADA – NAMI. O GRUPO DE CINCO EXTENSIONISTAS É COMPOSTO POR ESTUDANTES DO CURSO LETRAS LIBRAS DA UFC. AS AÇÕES SEMANAIS SÃO DESENVOLVIDAS NO SERVIÇO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE, QUE CONTA COM PROFISSIONAIS DO SERVIÇO: TERAPEUTA OCUPACIONAL, FISIOTERAPEUTA E FONOAUDIÓLOGA, ONDE SÃO ATENDIDAS CRIANÇAS COM OS MAIS VARIADOS DIAGNÓSTICOS, NA FAIXA ETÁRIA DE ZERO A TRÊS ANOS E SUAS MÃES/CUIDADORES. ADOTOU-SE OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE E REGISTROS NOS DIÁRIOS DE CAMPO DOS ESTUDANTES. PROCEDEU-SE A ANÁLISE DESCRITIVA DAS INFORMAÇÕES. IDENTIFICOU-SE QUE O USO DE ESTÍMULOS VISUAIS TEM SIDO INTENSIFICADO, MESMO AS CRIANÇAS SENDO OUVINTES, POIS A PROPOSTA DA LÍNGUA DE SINAIS SE CONTORNA NO QUE É VISUAL, E ASSIM, PRETENDE-SE TRAZER PARA ESSAS CRIANÇAS ESSA FORMA DE VIVENCIAR O MUNDO, DESENVOLVENDO A COMUNICAÇÃO RECEPTIVA E EXPRESSIVA DE FORMA ADEQUADA, MEDIANTE A LIBRAS, PARA, POSTERIORMENTE, DE ACORDO COM AS ESPECIFICIDADES DE CADA CRIANÇA, DESENVOLVER A LÍNGUA ORAL AUDITIVA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, LÍNGUA DE SINAIS, ESTIMULAÇÃO PRECOCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID12392_03102019225316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO DALEY MARQUES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO MARQUES" "autor_email" => "daley.porang@gmail.com" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }