O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO VERIFICAR A CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO AO USO DOS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM UM GRUPO DE SEIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI DESENCADEADA VISANDO A COMPREENSÃO DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS EM SALA DE AULA E DO JOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA, RESPALDADA NAS CONSIDERAÇÕES DE D’AMBRÓSIO (1989), BORIN (1996), SMOLE, DINIZ E MILANI (2007) BARBOSA E CARVALHO (2009), COPETTI ET. AL (2014) E JÚNIOR (2016), DENTRE OUTROS. A PESQUISA DESENVOLVIDA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, DO TIPO PESQUISA DE CAMPO, E PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE COMO MÉTODO A ENTREVISTA, NORTEADA POR UM QUESTIONÁRIO CONTENDO SETE QUESTÕES. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS PROFESSORES COMPREENDEM AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, PORÉM, QUANDO QUESTIONADOS QUANTO À FREQUÊNCIA DO USO DOS JOGOS NAS SUAS AULAS, APENAS DOIS DOS PROFESSORES RELATOU TER FEITO USO DESSA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ANO LETIVO DE 2018 E APENAS UMA VEZ, DEMONSTRANDO UMA CONTRADIÇÃO ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES. ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR PARA OUTRAS PESQUISAS NA ÁREA E QUE LEVE A UMA REFLEXÃO QUANTO AO USO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.