ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O COMO SE CONSTITUEM AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES EM PROCESSO FORMATIVO, MATRICULADOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE UM MUNICÍPIO DO NORTE FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, NA PERSPECTIVA DAQUILO QUE É PENSADO, SENTIDO E REPRESENTADO SOBRE O MOTIVO DA ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL. A PESQUISA TEVE UM ENFOQUE QUALI QUANTI. PARTICIPARAM DA PESQUISA 325 ESTUDANTES, MATRICULADOS ENTRE O PERÍODO DE 2018 E 2019 (PRIMEIRO SEMESTRE). DEVERÁ SER UTILIZADO NO FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DO TRABALHO NO ATO DA SUBMISSÃO. UTILIZOU-SE PARA A COLETA DE DADOS A PLATAFORMA DE QUESTIONÁRIOS ONLINE SURVEYMONKEY, ASSIM COMO VISITAS AS IES. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICARAM QUATRO CATEGORIAS QUE ENVOLVEM AS REPRESENTAÇÕES DO POR QUE SER PEDAGOGO, QUE SÃO: “REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL”, “TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”, “APERFEIÇOAMENTO” E “EMPREGABILIDADE”.