ESTE TRABALHO APRESENTA DADOS PARCIAIS DO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR ENTRE DOCENTES DA REDE PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO DE ITAPORANGA, PARAÍBA. OBJETIVO: CONHECER O PERFIL DO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB) – CAMPUS ITAPORANGA. MÉTODO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA ENTRE OS DOCENTES ATUANTES NO IFPB NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA - PB. DOS 20 DOCENTES QUE ATUAM NO CAMPUS, 15 COMPUSERAM A AMOSTRA. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO QUE FOI DESENVOLVIDO NA PLATAFORMA DO GOOGLE E TRANSMITIDO AOS DOCENTES VIA E-MAIL. OS RESULTADOS FORAM ORGANIZADOS EM PLANILHA ELETRÔNICA NO MICROSOFT EXCEL 2010. O PROJETO DE PESQUISA FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO IFPB. RESULTADOS: DOS 15 DOCENTES PESQUISADOS, A MAIORIA ERAM HOMENS (80%), CASADOS OU EM UNIÃO ESTÁVEL (60%), COM FILHOS (53,3%), QUE RESIDEM NA CAPITAL DO ESTADO (46,7%) E QUE SE AUTODECLARAM COMO PARDOS (53,3%). A IDADE VARIOU DE 28 A 52 ANOS E A MAIORIA SE ENCONTRAVA NA FAIXA ETÁRIA DE 25-30. EM RELAÇÃO AO PERFIL PROFISSIONAL, OBSERVOU-SE QUE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE PROFESSORES COM PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (53,4%) NÃO LICENCIADOS (60%), SEM EXPERIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO ANTES DE INGRESSAR NO IFPB (53,3%) E MÉDIA DO TEMPO DE EXPERIÊNCIA TOTAL COMO DOCENTE DE 10,7 ANOS (DP = 9,19), SENDO O TEMPO MÍNIMO DE 1 ANO, E O MÁXIMO, 38 ANOS. CONCLUSÃO: CONCLUI-SE QUE O CORPO DOCENTE DO CAMPUS É BASTANTE VARIADO EM SUA COMPOSIÇÃO. ESTE ESTUDO BUSCA ASSIM, CONTRIBUIR PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS COM RELAÇÃO AO PERFIL DOCENTE DOS INSTITUTOS FEDERAIS, BEM COMO PODER INCENTIVAR NOVAS PESQUISAS RELACIONADAS AO TEMA DE MODO A VALORIZAR E BUSCAR SUBSÍDIO PARA O TRABALHO DOCENTE COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DESSE MEDIADOR PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, COMPROMETIDA E IGUALITÁRIA.