Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PERFIL DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO DO CAMPUS ITAPORANGA: IDENTIFICANDO CONTEXTOS E AMPLIANDO DISCUSSÕES

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, INSTITUTOS FEDERAIS, PERFIL PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA DADOS PARCIAIS DO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR ENTRE DOCENTES DA REDE PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO DE ITAPORANGA, PARAÍBA. OBJETIVO: CONHECER O PERFIL DO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB) – CAMPUS ITAPORANGA. MÉTODO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA ENTRE OS DOCENTES ATUANTES NO IFPB NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA - PB. DOS 20 DOCENTES QUE ATUAM NO CAMPUS, 15 COMPUSERAM A AMOSTRA. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO QUE FOI DESENVOLVIDO NA PLATAFORMA DO GOOGLE E TRANSMITIDO AOS DOCENTES VIA E-MAIL. OS RESULTADOS FORAM ORGANIZADOS EM PLANILHA ELETRÔNICA NO MICROSOFT EXCEL 2010. O PROJETO DE PESQUISA FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO IFPB. RESULTADOS: DOS 15 DOCENTES PESQUISADOS, A MAIORIA ERAM HOMENS (80%), CASADOS OU EM UNIÃO ESTÁVEL (60%), COM FILHOS (53,3%), QUE RESIDEM NA CAPITAL DO ESTADO (46,7%) E QUE SE AUTODECLARAM COMO PARDOS (53,3%). A IDADE VARIOU DE 28 A 52 ANOS E A MAIORIA SE ENCONTRAVA NA FAIXA ETÁRIA DE 25-30. EM RELAÇÃO AO PERFIL PROFISSIONAL, OBSERVOU-SE QUE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE PROFESSORES COM PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (53,4%) NÃO LICENCIADOS (60%), SEM EXPERIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO ANTES DE INGRESSAR NO IFPB (53,3%) E MÉDIA DO TEMPO DE EXPERIÊNCIA TOTAL COMO DOCENTE DE 10,7 ANOS (DP = 9,19), SENDO O TEMPO MÍNIMO DE 1 ANO, E O MÁXIMO, 38 ANOS. CONCLUSÃO: CONCLUI-SE QUE O CORPO DOCENTE DO CAMPUS É BASTANTE VARIADO EM SUA COMPOSIÇÃO. ESTE ESTUDO BUSCA ASSIM, CONTRIBUIR PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS COM RELAÇÃO AO PERFIL DOCENTE DOS INSTITUTOS FEDERAIS, BEM COMO PODER INCENTIVAR NOVAS PESQUISAS RELACIONADAS AO TEMA DE MODO A VALORIZAR E BUSCAR SUBSÍDIO PARA O TRABALHO DOCENTE COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DESSE MEDIADOR PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, COMPROMETIDA E IGUALITÁRIA.

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