O PRESENTE TRABALHO DISPÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO EM FASE INICIAL DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SÃO LUÍS (SIMAE/SL), BUSCANDO COMPREENDER O SIMAE EM SUA FASE INICIAL A PARTIR DE SUA IMPLEMENTAÇÃO E DE SEUS PRIMEIROS RESULTADOS. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA NO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (NAE) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED) E FOI REALIZADA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, DIALOGA-SE COM BELLONI (2000), LIMA (2012), LUCKESI (2003) E SILVA (2001). CHEGAMOS À CONCLUSÃO QUE O SISTEMA PRÓPRIO DE AVALIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS VEIO PARA SOMAR COM AS NECESSIDADES ESCOLARES E AJUDAR NO DIAGNÓSTICO PRECISO DA REAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL QUE IRÁ REFLETIR EM INTERVENÇÕES MAIS ESPECÍFICAS E EFICAZES.