BRANQUITUDE E BRANQUIDADE NA ENFERMAGEM BRASILEIRA: RACISMO SISTÊMICO E PERVERSO A SERVIÇO DE PRIVILÉGIOS ÀS MULHERES BRANCAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59466 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3475 "inscrito_id" => 941 "titulo" => "BRANQUITUDE E BRANQUIDADE NA ENFERMAGEM BRASILEIRA: RACISMO SISTÊMICO E PERVERSO A SERVIÇO DE PRIVILÉGIOS ÀS MULHERES BRANCAS" "resumo" => "TRATA-SE DE UMA DISCUSSÃO QUE SE FUNDAMENTA E ÂNCORA EM BASES TEÓRICAS SOBRE RECORTE ESPECÍFICO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA, A QUAL NOS FOI POSSÍVEL ACESSO E ELABORAÇÃO DESTE TEXTO POR MEIO DE UMA ABORDAGEM ÉTNICO RACIAL MINUCIOSAMENTE REALIZADA EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS DE PESQUISAS: UMA REALIZADA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO CONCLUÍDO EM 2015 E UMA OUTRA, A DE DOUTORADO TAMBÉM EM EDUCAÇÃO INICIADA EM 2017 E PREVISTA À QUALIFICAÇÃO EM FINAL DO ANO DE 2019. POR SE TRATAR DE RESULTADOS DE DISCUSSÕES TEÓRICAS E TAMBÉM DE ELUCIDAR RESULTADOS DE ESTUDOS DE CAMPOS DESTAS DUAS PESQUISAS DISTINTAS, TODAVIA, COMPLEMENTARES, O TEXTO CORRESPONDE NESSE SENTIDO AS JURISDIÇÕES ÉTICAS EM PESQUISA QUE AS MESMAS FORAM APROVADAS. O DESENVOLVIMENTO DESTES DOIS LEVANTAMENTOS TEÓRICOS QUE SE COMPLEMENTAM, MESMO QUE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NÃO OBJETIVAVAM DISCUTIR BRANQUIDADE E BRANQUITUDE, TODAVIA POR MEIO DE SEUS APORTES TEÓRICOS E RESULTADOS DE CAMPO, DENUNCIAM E EXPLICITAM NAS ENTRELINHAS, OS PRIVILÉGIOS DE MULHERES BRANCAS DA ELITE NO ACESSO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E ABERTURA OFICIAL DE MERCADO DE TRABALHO A ELAS, ORQUESTRADAMENTE NA CONTRAMÃO, EXPLICITAM A EXCLUSÃO DE MULHERES NEGRAS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MESMO ELAS ESTANDO EM CONDIÇÕES APTAS EM ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DE ACESSO AO QUADRO DE ALUNAS NAS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM NO BRASIL, TODAVIA NESSE SENTIDO, A EXCLUSÃO À FORMAÇÃO ALÉM DE DESTITUIR AS MULHERES NEGRAS, SE EXCLUI TAMBÉM HOMENS, PRINCIPALMENTE NEGROS E AMBOS SÃO IMPEDIDOS NO INGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM ENFERMAGEM EM ALINHAMENTO DO RACISMO ESTRUTURAL E SISTEMÁTICO INSTITUCIONALIZADO NO PAÍS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RACISMO INSTITUCIONAL, FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM, BRANQUITUDE E BRANQUEAMENTO, PRIVILÉGIOS BRANCO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID941_21092019221517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDECI SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "TATTO MENDES" "autor_email" => "valdeciconexoes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59466 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3475 "inscrito_id" => 941 "titulo" => "BRANQUITUDE E BRANQUIDADE NA ENFERMAGEM BRASILEIRA: RACISMO SISTÊMICO E PERVERSO A SERVIÇO DE PRIVILÉGIOS ÀS MULHERES BRANCAS" "resumo" => "TRATA-SE DE UMA DISCUSSÃO QUE SE FUNDAMENTA E ÂNCORA EM BASES TEÓRICAS SOBRE RECORTE ESPECÍFICO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA, A QUAL NOS FOI POSSÍVEL ACESSO E ELABORAÇÃO DESTE TEXTO POR MEIO DE UMA ABORDAGEM ÉTNICO RACIAL MINUCIOSAMENTE REALIZADA EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS DE PESQUISAS: UMA REALIZADA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO CONCLUÍDO EM 2015 E UMA OUTRA, A DE DOUTORADO TAMBÉM EM EDUCAÇÃO INICIADA EM 2017 E PREVISTA À QUALIFICAÇÃO EM FINAL DO ANO DE 2019. POR SE TRATAR DE RESULTADOS DE DISCUSSÕES TEÓRICAS E TAMBÉM DE ELUCIDAR RESULTADOS DE ESTUDOS DE CAMPOS DESTAS DUAS PESQUISAS DISTINTAS, TODAVIA, COMPLEMENTARES, O TEXTO CORRESPONDE NESSE SENTIDO AS JURISDIÇÕES ÉTICAS EM PESQUISA QUE AS MESMAS FORAM APROVADAS. O DESENVOLVIMENTO DESTES DOIS LEVANTAMENTOS TEÓRICOS QUE SE COMPLEMENTAM, MESMO QUE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NÃO OBJETIVAVAM DISCUTIR BRANQUIDADE E BRANQUITUDE, TODAVIA POR MEIO DE SEUS APORTES TEÓRICOS E RESULTADOS DE CAMPO, DENUNCIAM E EXPLICITAM NAS ENTRELINHAS, OS PRIVILÉGIOS DE MULHERES BRANCAS DA ELITE NO ACESSO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E ABERTURA OFICIAL DE MERCADO DE TRABALHO A ELAS, ORQUESTRADAMENTE NA CONTRAMÃO, EXPLICITAM A EXCLUSÃO DE MULHERES NEGRAS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MESMO ELAS ESTANDO EM CONDIÇÕES APTAS EM ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DE ACESSO AO QUADRO DE ALUNAS NAS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM NO BRASIL, TODAVIA NESSE SENTIDO, A EXCLUSÃO À FORMAÇÃO ALÉM DE DESTITUIR AS MULHERES NEGRAS, SE EXCLUI TAMBÉM HOMENS, PRINCIPALMENTE NEGROS E AMBOS SÃO IMPEDIDOS NO INGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM ENFERMAGEM EM ALINHAMENTO DO RACISMO ESTRUTURAL E SISTEMÁTICO INSTITUCIONALIZADO NO PAÍS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RACISMO INSTITUCIONAL, FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM, BRANQUITUDE E BRANQUEAMENTO, PRIVILÉGIOS BRANCO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID941_21092019221517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDECI SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "TATTO MENDES" "autor_email" => "valdeciconexoes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }