Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS DO 9º ANO

Palavra-chaves: GÊNERO TEXTUAL HQ, LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL. Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60703
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2267
    "inscrito_id" => 10416
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS DO 9º ANO"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO FUNDAMENTO REALIZAR UMA ANÁLISE TEXTOS TEÓRICOS, ABORDANDO O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, LEVANDO TAL GÊNERO TEXTUAL PARA CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DA OBRA DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, ADAPTADA EM QUADRINHOS. A PESQUISA VEM COLOCAR EM DISCUSSÃO A SINGULARIDADE DO LETRAMENTO LITERÁRIO NESTA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ELA TAMBÉM PROPÔS UM ESTUDO ANALÍTICO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA TEMÁTICA ABORDADA, COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO ACERCA DO PROBLEMA PROPOSTO. NESSE CONTEXTO, É NECESSÁRIA UMA ABORDAGEM SOBRE GÊNERO TEXTUAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. MARCUSCHI (2008) FAZ UM ESTUDO DA LÍNGUA “COMO ATIVIDADE SOCIOINTERATIVA OU TEXTUAL-INTERATIVA”.  ASSIM, A LINGUAGEM SE MANIFESTA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA TEM SIDO PAUTADO NA LEITURA E ESCRITA. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA TAMBÉM DESTACA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA LITERÁRIA NA MODALIDADE HQ. ASSIM, O REFERIDO LETRAMENTO LITERÁRIO BUSCOU LEVAR PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA O GÊNERO TEXTUAL QUADRINHO. NESSE CONTEXTO, SANTOS (2015) DISCORRE QUE TAL GÊNERO PODE ESTIMULAR O INTERESSE DOS JOVENS LEITORES PELO CONTATO COM O TEXTO ORIGINAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL HQ, LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10416_15082019223958.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OZANA PAULINO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "OZANA PAULINO"
    "autor_email" => "ozanapaulino@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60703
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2267
    "inscrito_id" => 10416
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS DO 9º ANO"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO FUNDAMENTO REALIZAR UMA ANÁLISE TEXTOS TEÓRICOS, ABORDANDO O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, LEVANDO TAL GÊNERO TEXTUAL PARA CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DA OBRA DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, ADAPTADA EM QUADRINHOS. A PESQUISA VEM COLOCAR EM DISCUSSÃO A SINGULARIDADE DO LETRAMENTO LITERÁRIO NESTA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ELA TAMBÉM PROPÔS UM ESTUDO ANALÍTICO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA TEMÁTICA ABORDADA, COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO ACERCA DO PROBLEMA PROPOSTO. NESSE CONTEXTO, É NECESSÁRIA UMA ABORDAGEM SOBRE GÊNERO TEXTUAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. MARCUSCHI (2008) FAZ UM ESTUDO DA LÍNGUA “COMO ATIVIDADE SOCIOINTERATIVA OU TEXTUAL-INTERATIVA”.  ASSIM, A LINGUAGEM SE MANIFESTA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA TEM SIDO PAUTADO NA LEITURA E ESCRITA. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA TAMBÉM DESTACA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA LITERÁRIA NA MODALIDADE HQ. ASSIM, O REFERIDO LETRAMENTO LITERÁRIO BUSCOU LEVAR PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA O GÊNERO TEXTUAL QUADRINHO. NESSE CONTEXTO, SANTOS (2015) DISCORRE QUE TAL GÊNERO PODE ESTIMULAR O INTERESSE DOS JOVENS LEITORES PELO CONTATO COM O TEXTO ORIGINAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL HQ, LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10416_15082019223958.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OZANA PAULINO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "OZANA PAULINO"
    "autor_email" => "ozanapaulino@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO FUNDAMENTO REALIZAR UMA ANÁLISE TEXTOS TEÓRICOS, ABORDANDO O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, LEVANDO TAL GÊNERO TEXTUAL PARA CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DA OBRA DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, ADAPTADA EM QUADRINHOS. A PESQUISA VEM COLOCAR EM DISCUSSÃO A SINGULARIDADE DO LETRAMENTO LITERÁRIO NESTA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ELA TAMBÉM PROPÔS UM ESTUDO ANALÍTICO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA TEMÁTICA ABORDADA, COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO ACERCA DO PROBLEMA PROPOSTO. NESSE CONTEXTO, É NECESSÁRIA UMA ABORDAGEM SOBRE GÊNERO TEXTUAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. MARCUSCHI (2008) FAZ UM ESTUDO DA LÍNGUA “COMO ATIVIDADE SOCIOINTERATIVA OU TEXTUAL-INTERATIVA”. ASSIM, A LINGUAGEM SE MANIFESTA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA TEM SIDO PAUTADO NA LEITURA E ESCRITA. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA TAMBÉM DESTACA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA LITERÁRIA NA MODALIDADE HQ. ASSIM, O REFERIDO LETRAMENTO LITERÁRIO BUSCOU LEVAR PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA O GÊNERO TEXTUAL QUADRINHO. NESSE CONTEXTO, SANTOS (2015) DISCORRE QUE TAL GÊNERO PODE ESTIMULAR O INTERESSE DOS JOVENS LEITORES PELO CONTATO COM O TEXTO ORIGINAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.