RESUMO
ESTE TRABALHO BUSCA ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS/AS ALUNOS/AS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, COM RELAÇÃO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA. POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA, ESPECIFICAMENTE DA ETNOGRAFIA E DA PESQUISA PARTICIPANTE, OBSERVOU-SE O OLHAR DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, SOBRE ESSA DISCIPLINA. O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO FOI A ETNOGRAFIA. ESSA METODOLOGIA NOS POSSIBILITOU UMA VISÃO HORIZONTAL DO PROBLEMA DA PESQUISA, ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES, DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, DURANTE AS ATIVIDADES E REGÊNCIAS REALIZADAS NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018 A JULHO DE 2019 NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA-CAPES -UEPB. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO NOS FUNDAMENTAMOS NO CONCEITO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ALÉM DE UMA ABORDAGEM SOBRE A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. POR TANTO, VERIFICOU-SE QUE UMA AULA SEMANAL DE SOCIOLOGIA E A EXISTÊNCIA DE PROFESSORES/AS QUE NÃO SÃO FORMADOS/AS NA ÁREA INFLUENCIAM NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL QUE ESTES JOVENS ESTUDANTES TEM SOBRE ESTE COMPONENTE CURRICULAR.