OS CONCURSOS DE SOLETRAÇÃO NÃO SÃO APENAS COMPETIÇÕES DESTINADAS MERAMENTE AO RECONHECIMENTO DE UM VENCEDOR, ESSE TIPO DE ATIVIDADE LÚDICA POSSUI UMA FINALIDADE PEDAGÓGICA QUE PODE SER EXPLORADA TANTO EM LÍNGUA MATERNA (LM), COMO É FEITO NOS EUA, COMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), POIS PERMITE DESENVOLVER UMA AMPLITUDE DE COMPETÊNCIAS QUE NÃO SE RESTRINGEM À AQUISIÇÃO OU À AMPLIAÇÃO DE VOCABULÁRIO, NO CASO DE LE OU AO ENSINO, UNICAMENTE, DA ORTOGRAFIA EM LM. OBJETIVAMOS, COM ESTE ARTIGO, APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA POR MEIO DO PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DE LM E LE, O QUAL UTILIZA DO CONCURSO DE SOLETRAÇÃO COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DOS IDIOMAS: LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESPANHOLA E LÍNGUA INGLESA NOS CURSOS TÉCNICOS, NA MODALIDADE INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE-IFRN, NA CIDADE DE APODI. NAS QUATRO EDIÇÕES REALIZADAS DO EVENTO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UM AUMENTO NO NÚMERO DE PARTICIPANTES NAS TRÊS LÍNGUAS, O QUE CORROBORA COM A PREMISSA DE QUE ATIVIDADES LÚDICAS SÃO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM QUE PROMOVEM A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO, DESPERTANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUAS.