O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO EXPOR COMO A ADAPTAÇÃO DOS CLÁSSICOS LITERÁRIOS NO AMBIENTE ESCOLAR
PODE SER UMA FERRAMENTA POSITIVA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO. PARA ALMEJAR ESSE OBJETIVO, UTILIZOU-SE
COMO PRINCIPAIS REFERENTES TEÓRICOS MACHADO (2002), BARBOSA (2008), AMORIM (2005), FORMIGA (2009),
LAJOLO (2005), ENTRE OUTROS. PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DA PESQUISA, INICIALMENTE FOI FEITO UM BREVE
PANORAMA HISTÓRICO SOBRE A ADAPTAÇÃO DE OBRAS CLÁSSICAS, EM SEGUIDA, FOI DISCUTIDO O PAPEL DA ADAPTAÇÃO
DOS CLÁSSICOS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E, POR ÚLTIMO, FOI ABORDADO O ESPAÇO DAS
ADAPTAÇÕES DOS CLÁSSICOS LITERÁRIOS NA ESCOLA. OS RESULTADOS DISCUTIDOS APRESENTAM PONTOS POSITIVOS A
RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DAS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS, VISTO QUE INCENTIVA OS ALUNOS A BUSCAREM CADA VEZ MAIS
O UNIVERSO LITERÁRIO, DEVIDO À FAMILIARIZAÇÃO COM A LINGUAGEM E ADEQUAÇÃO DA FAIXA ETÁRIA.