COM O SURGIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), VÊ-SE A CRESCENTE EXPANSÃO DESSE MEIOS NO CONVÍVIO SOCIAL, O QUE CONSEQUENTEMENTE TEM DESENCADEADO A NECESSIDADE DE DISCUSSÃO E INSERÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. EM UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL, A PRESENTE PESQUISA RESULTA-SE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA QUE BUSCA ESSENCIALMENTE PROMOVER A INTERAÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, ESPECIFICAMENTE O APLICATIVO WATTPAD, COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA, RESSIGNIFICANDO A DIDÁTICA DE ENSINO DO PORTUGUÊS UTILIZADA EM SALA DE AULA.OS MÉTODOS QUE FORAM ADOTADOS NESSA PESQUISA PARTE DO ESTUDO E FICHAMENTO DE ALGUNS TEÓRICOS QUE ABORDAM SOBRE ASSUNTO, ALÉM DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO. A PARTIR DA EFETIVAÇÃO DAS OFICINAS PERCEBEU-SE QUE FOI POSSÍVEL DA SIGNIFICADO AOS TEXTOS DOS ALUNOS E PRINCIPALMENTE A ROTINA DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA