ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REFLETIR E DEBATER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA A PARTIR DE ANÁLISES DE MATERIAIS QUE ABORDAM EPISTEMOLOGICAMENTE ESTE SABER, LEVANTANDO HIPÓTESES DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES E ESTUDANTES, DANDO DIRECIONAMENTOS DE COMO O ENSINO DESSA CIÊNCIA PODE SER MELHORADO. FOI ANALISADO, DE MANEIRA HISTÓRICA, COMO A ÁLGEBRA FOI TRABALHADA NO DECORRER DOS TEMPOS, SUAS MODIFICAÇÕES E APLICAÇÕES, BEM COMO TRABALHOS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE CONTEMPLAVA E REFORÇAVA O DEBATE SOBRE ESSE PROCESSO DE ENSINO. TAMBÉM FOI ANALISADA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA TERMOS A IDEIA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL TENHAM QUE ADQUIRIR. CONSTATOU-SE, POR MEIO DAS REFLEXÕES, QUE O ENSINO DA ÁLGEBRA TEM QUE SER TRABALHADO DESDE OS ANOS INICIAIS NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE TENDO ESTA BASE, OS ALUNOS APRESENTARÃO MELHOR DESEMPENHO NAS ATIVIDADES MAIS COMPLEXAS DE GRAUS DE ESCOLARIDADE FUTURAS. SUGERE-SE QUE EDUCADORES TRABALHAREM COM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA PROPICIAR AOS ALUNOS A CAPACIDADE DE CONSTRUIR A MOBILIZAR CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS.