O PRESENTE TRABALHO APRESENTA E DISCUTI OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM INTUITO DE INVESTIGAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR ALUNOS DE LETRAS DO QUARTO SEMESTRE. TRATA-SE POR TANTO DE ANALISAR O DISCURSO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS A PARTIR DA ÓTICA DO SUJEITO-ALUNO EM FORMAÇÃO INICIAL E OS SABERES QUE ELES DOMINAM EM RELAÇÃO AO SABER DOCENTE. EM VISTA DISSO, TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO CURSO. OS SUJEITOS EM FORMAÇÃO ATUAM COM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, QUE ORIENTAM E JUSTIFICAM AS ESCOLHAS RELACIONADAS Á PROFISSÃO ESCOLHIDA. NESSE SENTIDO BUSCOU-SE REVELAR SUAS OPINIÕES, EXPECTATIVAS, E FRUSTAÇÕES EM RELAÇÃO AO CURSO, E CONSEQUENTEMENTE A SUA ESCOLHA PROFISSIONAL. PARA ATINGIR O NOSSO PROPÓSITO, APLICAMOS QUESTIONÁRIOS A UM GRUPO DE ALUNOS DO QUARTO SEMESTRE DO CURSO DE LETRAS, E NOS BASEAMOS EM PROPOSTAS TEÓRICAS DA ANÁLISE DO DISCURSO (FOUCAULT) DA TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO/DIALOGISMO, (BAKHTIN) E AS TEORIAS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. (MOSCOVICI) E (JODELET). OS RESULTADOS NOS LEVARAM A CONCLUIR QUE OS SUJEITOS EM FORMAÇÃO INICIAL ATUAM COM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE ORIENTAM E JUSTIFICAM, COMO ELES COMO DISCENTES, INTERNALIZARAM ESSAS REPRESENTAÇÕES SOBRE CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, O SER PROFESSOR E A DOCÊNCIA EM SI.