ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REFLETIR SOBRE A OFERTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO
MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS-TO. O PRESENTE ESTUDO CONSTA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, A
PARTIR DE ATIVIDADES DE CAMPO PROPOSTAS PELA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DO CURSO DE
PEDAGOGIA, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS,
REALIZADAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2018. AS AÇÕES RESULTARAM NUM MAPEAMENTO DAS UNIDADES
ESCOLARES QUE OFERTAM A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, E SEUS RESPECTIVOS SEGMENTOS
(ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO), NA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINSTO. FORAM REALIZADAS VISITAS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMEC), NA DIRETORIA REGIONAL
DE ENSINO DO ESTADO DO TOCANTINS (DRE), DE MIRACEMA DO TOCANTINS-TO E NAS SETE INSTITUIÇÕES
EDUCACIONAIS, EM ÂMBITO MUNICIPAL E ESTADUAL, QUE OFERTAM A EJA, SENDO UMA DELAS ESCOLHIDA, O
CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA TEREZINHA, POR OFERTAR O 2º SEGMENTO DA EJA, PARA SER A ESCOLA-CAMPO
DA PESQUISA. OS DADOS DA PESQUISA FORAM EXTRAÍDOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLACAMPO. E AS ATIVIDADES DE CAMPO OBJETIVARAM RELACIONAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EJA, COM A
REALIDADE CONSTRUÍDA NAS UNIDADES EDUCACIONAIS. A EJA É UMA FERRAMENTA SOCIAL QUE POSSIBILITA AO
EDUCANDO COMPREENDER DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA A DINÂMICA DA SOCIEDADE. E NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES É IMPRESCINDÍVEL QUE AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEJAM APREENDIDAS DE MANEIRA
QUE CONTRIBUÍRAM PARA A COMPREENSÃO DAS ESPECIFICIDADES E PECULIARIDADES DO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS.