O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS ANOS VEM BUSCANDO NOVAS METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALCANÇAR BONS RESULTADOS NA APRENDIZAGEM DESTA ÁREA DO CONHECIMENTO. ASSIM, O TRABALHO EM TELA É CONSEQUÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ, ONDE O LICENCIANDO VIVENCIOU O COTIDIANO DE UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. DIANTE DA EXISTÊNCIA DE DÉFICIT DE APRENDIZAGEM OBSERVADOS PELO ESTAGIÁRIO E DA OBSERVAÇÃO DE AULAS TRADICIONAIS, FOI REALIZADA UMA OFICINA NA ESCOLA PARCEIRA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS FRAÇÃO, RADICIAÇÃO E POTENCIAÇÃO, APRESENTANDO O LÚDICO COMO COMPLEMENTO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR RESULTADOS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAL LÚDICO EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM AULAS DE MATEMÁTICA. PARA COLETA DE DADOS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA SABER A OPINIÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO A ATIVIDADE DESENVOLVIDA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE OS ALUNOS NÃO CONHECIAM ALGUNS MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E QUE A ATIVIDADE POSSIBILITOU INTERAÇÃO ENTRE ELES E A MATEMÁTICA, PODENDO CONSTRUIR E PRATICAR O CONCEITO ESTUDADO DE FORMA DIVERTIDA E SIGNIFICATIVA. A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS LÚDICOS COMO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PODE AJUDAR NA FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, VINDO A REDUZIR LACUNAS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS.