Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Palavra-chaves: DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62405
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4546
    "inscrito_id" => 7820
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM ESTUDO TEÓRICO TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS COMPONENTES CURRICULARES DO EIXO PEDAGÓGICO JUNTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, NAS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO INTEGRANTE DA REGIÃO DO CARIRI, NO CEARÁ E UM APORTE TEÓRICO BASEADO EM DIFERENTES AUTORES. DIANTE DA OFERTA OPTOU-SE PELO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, DEVIDO SUA PROPOSTA DE ENSINO RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA E TER A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO. ASSIM, SERÃO DESVELADOS AS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DE DISCIPLINAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DISPOSTAS DENTRO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO GERAL.  DESTE MODO, OBSERVOU-SE QUE A ORGANIZAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, SE FAZEM PRESENTES E DISTRIBUÍDAS AO LONGO DO CURSO. E AINDA QUE  A POSTURA INTERDISCIPLINAR ENCONTRA-SE VOLTADA A COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DE SABERES, UM ESFORÇO A MAIS REALIZADO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO E PERCEPÇÕES DOS FUTUROS DOCENTES. AO FINAL, CONCLUIU-SE QUE EXISTEM PROPÓSITOS NAS DISCIPLINAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PPC, MENCIONE DE FORMA CLARA E OBJETIVA A INTERLIGAÇÃO DOS CONTEÚDOS E SEUS ASPECTOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS EM CONSONÂNCIA COM O PERFIL DO EGRESSO E COM OS OBJETIVOS MENSURADOS. ENTRETANTO ESTAS SÃO PERCEPÇÕES PRELIMINARES E ESTE ESTUDO PODE SER AMPLIADO PARA QUE SE FORTALEÇAM AS DISCIPLINAS E ATIVIDADES PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7820_26092019191459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA OLIVEIRA DE MALTA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA OLIVEIRA DE MALTA"
    "autor_email" => "joliveiramalta@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62405
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4546
    "inscrito_id" => 7820
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM ESTUDO TEÓRICO TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS COMPONENTES CURRICULARES DO EIXO PEDAGÓGICO JUNTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, NAS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO INTEGRANTE DA REGIÃO DO CARIRI, NO CEARÁ E UM APORTE TEÓRICO BASEADO EM DIFERENTES AUTORES. DIANTE DA OFERTA OPTOU-SE PELO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, DEVIDO SUA PROPOSTA DE ENSINO RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA E TER A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO. ASSIM, SERÃO DESVELADOS AS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DE DISCIPLINAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DISPOSTAS DENTRO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO GERAL.  DESTE MODO, OBSERVOU-SE QUE A ORGANIZAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, SE FAZEM PRESENTES E DISTRIBUÍDAS AO LONGO DO CURSO. E AINDA QUE  A POSTURA INTERDISCIPLINAR ENCONTRA-SE VOLTADA A COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DE SABERES, UM ESFORÇO A MAIS REALIZADO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO E PERCEPÇÕES DOS FUTUROS DOCENTES. AO FINAL, CONCLUIU-SE QUE EXISTEM PROPÓSITOS NAS DISCIPLINAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PPC, MENCIONE DE FORMA CLARA E OBJETIVA A INTERLIGAÇÃO DOS CONTEÚDOS E SEUS ASPECTOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS EM CONSONÂNCIA COM O PERFIL DO EGRESSO E COM OS OBJETIVOS MENSURADOS. ENTRETANTO ESTAS SÃO PERCEPÇÕES PRELIMINARES E ESTE ESTUDO PODE SER AMPLIADO PARA QUE SE FORTALEÇAM AS DISCIPLINAS E ATIVIDADES PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7820_26092019191459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA OLIVEIRA DE MALTA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA OLIVEIRA DE MALTA"
    "autor_email" => "joliveiramalta@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM ESTUDO TEÓRICO TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS COMPONENTES CURRICULARES DO EIXO PEDAGÓGICO JUNTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, NAS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO INTEGRANTE DA REGIÃO DO CARIRI, NO CEARÁ E UM APORTE TEÓRICO BASEADO EM DIFERENTES AUTORES. DIANTE DA OFERTA OPTOU-SE PELO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, DEVIDO SUA PROPOSTA DE ENSINO RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA E TER A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO. ASSIM, SERÃO DESVELADOS AS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DE DISCIPLINAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DISPOSTAS DENTRO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO GERAL. DESTE MODO, OBSERVOU-SE QUE A ORGANIZAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, SE FAZEM PRESENTES E DISTRIBUÍDAS AO LONGO DO CURSO. E AINDA QUE A POSTURA INTERDISCIPLINAR ENCONTRA-SE VOLTADA A COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DE SABERES, UM ESFORÇO A MAIS REALIZADO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO E PERCEPÇÕES DOS FUTUROS DOCENTES. AO FINAL, CONCLUIU-SE QUE EXISTEM PROPÓSITOS NAS DISCIPLINAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PPC, MENCIONE DE FORMA CLARA E OBJETIVA A INTERLIGAÇÃO DOS CONTEÚDOS E SEUS ASPECTOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS EM CONSONÂNCIA COM O PERFIL DO EGRESSO E COM OS OBJETIVOS MENSURADOS. ENTRETANTO ESTAS SÃO PERCEPÇÕES PRELIMINARES E ESTE ESTUDO PODE SER AMPLIADO PARA QUE SE FORTALEÇAM AS DISCIPLINAS E ATIVIDADES PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.