Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS (LEC): PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA 10ª CREDE

Palavra-chaves: LABORATÓRIO, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62177
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2063
    "inscrito_id" => 7860
    "titulo" => "PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS (LEC): PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA 10ª CREDE"
    "resumo" => "AS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA QUE OCORREM NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS (LEC) POSSIBILITAM O ALUNO VIVENCIAR A REALIDADE DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, MOTIVANDO A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS. NESTA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER COMO OCORREM AS PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO LEC, TENDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UM ESTUDO DE CASO, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DE TRÊS (03) ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES DA 10ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE), RESULTANDO EM UMA AMOSTRA DE 330 ALUNOS DE 3ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO E 05 PROFESSORES DE BIOLOGIA, QUE POSSIBILITOU UM ESTUDO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, COM ANÁLISE DOS DADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL (VERSÃO 2010). O ESTUDO EVIDENCIOU QUE APESAR DOS LEC’S NAS ESCOLAS PESQUISADAS ESTAREM SENDO POUCO UTILIZADOS, AS PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES NESSE AMBIENTE SE RESTRINGE À VISUALIZAÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES DE MICRORGANISMOS ATRAVÉS DO USO DE  MICROSCÓPIO. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE O LEC APESAR DE SER UM AMBIENTE QUE FAVORECE O ENSINO E APRENDIZAGEM É AINDA USADO TIMIDAMENTE PELOS PROFESSORES NA REALIZAÇÃO DE NOVAS AULAS PRÁTICAS NESSE ESPAÇO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7860_15082019151239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELLE ANDRADE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELLE ANDRADE"
    "autor_email" => "andrielleandrade6@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62177
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2063
    "inscrito_id" => 7860
    "titulo" => "PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS (LEC): PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA 10ª CREDE"
    "resumo" => "AS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA QUE OCORREM NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS (LEC) POSSIBILITAM O ALUNO VIVENCIAR A REALIDADE DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, MOTIVANDO A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS. NESTA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER COMO OCORREM AS PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO LEC, TENDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UM ESTUDO DE CASO, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DE TRÊS (03) ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES DA 10ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE), RESULTANDO EM UMA AMOSTRA DE 330 ALUNOS DE 3ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO E 05 PROFESSORES DE BIOLOGIA, QUE POSSIBILITOU UM ESTUDO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, COM ANÁLISE DOS DADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL (VERSÃO 2010). O ESTUDO EVIDENCIOU QUE APESAR DOS LEC’S NAS ESCOLAS PESQUISADAS ESTAREM SENDO POUCO UTILIZADOS, AS PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES NESSE AMBIENTE SE RESTRINGE À VISUALIZAÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES DE MICRORGANISMOS ATRAVÉS DO USO DE  MICROSCÓPIO. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE O LEC APESAR DE SER UM AMBIENTE QUE FAVORECE O ENSINO E APRENDIZAGEM É AINDA USADO TIMIDAMENTE PELOS PROFESSORES NA REALIZAÇÃO DE NOVAS AULAS PRÁTICAS NESSE ESPAÇO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7860_15082019151239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELLE ANDRADE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELLE ANDRADE"
    "autor_email" => "andrielleandrade6@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA QUE OCORREM NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS (LEC) POSSIBILITAM O ALUNO VIVENCIAR A REALIDADE DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, MOTIVANDO A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS. NESTA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER COMO OCORREM AS PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO LEC, TENDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UM ESTUDO DE CASO, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DE TRÊS (03) ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES DA 10ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE), RESULTANDO EM UMA AMOSTRA DE 330 ALUNOS DE 3ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO E 05 PROFESSORES DE BIOLOGIA, QUE POSSIBILITOU UM ESTUDO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, COM ANÁLISE DOS DADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL (VERSÃO 2010). O ESTUDO EVIDENCIOU QUE APESAR DOS LEC’S NAS ESCOLAS PESQUISADAS ESTAREM SENDO POUCO UTILIZADOS, AS PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES NESSE AMBIENTE SE RESTRINGE À VISUALIZAÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES DE MICRORGANISMOS ATRAVÉS DO USO DE MICROSCÓPIO. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE O LEC APESAR DE SER UM AMBIENTE QUE FAVORECE O ENSINO E APRENDIZAGEM É AINDA USADO TIMIDAMENTE PELOS PROFESSORES NA REALIZAÇÃO DE NOVAS AULAS PRÁTICAS NESSE ESPAÇO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.