AS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA QUE OCORREM NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS (LEC) POSSIBILITAM O ALUNO VIVENCIAR A REALIDADE DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, MOTIVANDO A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS. NESTA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER COMO OCORREM AS PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO LEC, TENDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UM ESTUDO DE CASO, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DE TRÊS (03) ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES DA 10ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE), RESULTANDO EM UMA AMOSTRA DE 330 ALUNOS DE 3ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO E 05 PROFESSORES DE BIOLOGIA, QUE POSSIBILITOU UM ESTUDO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, COM ANÁLISE DOS DADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL (VERSÃO 2010). O ESTUDO EVIDENCIOU QUE APESAR DOS LEC’S NAS ESCOLAS PESQUISADAS ESTAREM SENDO POUCO UTILIZADOS, AS PRINCIPAIS AULAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES NESSE AMBIENTE SE RESTRINGE À VISUALIZAÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES DE MICRORGANISMOS ATRAVÉS DO USO DE MICROSCÓPIO. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE O LEC APESAR DE SER UM AMBIENTE QUE FAVORECE O ENSINO E APRENDIZAGEM É AINDA USADO TIMIDAMENTE PELOS PROFESSORES NA REALIZAÇÃO DE NOVAS AULAS PRÁTICAS NESSE ESPAÇO.